Usina de Letras
Usina de Letras
30 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 


Artigos ( 63097 )
Cartas ( 21348)
Contos (13299)
Cordel (10354)
Crônicas (22576)
Discursos (3247)
Ensaios - (10631)
Erótico (13587)
Frases (51546)
Humor (20165)
Infantil (5580)
Infanto Juvenil (4925)
Letras de Música (5465)
Peça de Teatro (1387)
Poesias (141238)
Redação (3356)
Roteiro de Filme ou Novela (1065)
Teses / Monologos (2441)
Textos Jurídicos (1966)
Textos Religiosos/Sermões (6341)

 

LEGENDAS
( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )
( ! )- Texto com Comentários

 

Nossa Proposta
Nota Legal
Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Teses_Monologos-->PSORÍASE - INFORME TÉCNICO -- 26/10/2004 - 17:08 (Márcio Filgueiras de Amorim) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Informe Técnico de Fundamentos de Pediatria – PSORÍASECurso de Fisioterapia do Unileste-MG – 5º PeríodoProfessor Orientador: Márcio Filgueiras de AmorimDiscente: Mylenne C.Soares de Almeida Hubner

A psoríase é uma doença eritemato-descamativa freqüente e crônica que possui fases de remissão e que pode comprometer as articulações.Ela possui várias manifestações clinicas como: prurido, que é comum na psoríase da região anogenital e do couro cabeludo; dor articular; fraqueza; calafrios e febre.

ETIOLOGIA
Sua causa é desconhecida, com predisposição genética e envolvimento de alguns tipos de HLA, resultando na proliferação mais rápida das células da epiderme e alteração da ceratinização.
O tipo mais comum de psoríase é a vulgar, que ocorre sob a forma de pápulas e placas descamativas, recidivantes e crônicas em áreas típicas do corpo. A forma gutata, que tem instalação rápida, pode se relacionar com infecção estreptocócica prévia.
EPIDEMIOLOGIA
O pico de incidência ocorre na idade de 22 anos, em crianças a média etária da doença é em torno de 8 anos. A psoríase tem incidência igual nos dois sexos e pode ser hereditária, ou seja, quando um dos pais tiver psoríase, 8% dos filhos desenvolverão a doença, e quando ambos os pais tiverem a psoríase, 41% dos filhos desenvolverão a doença.
QUADRO CLÍNICO
Pápulas e placas descamativas com características de escamas esbranquiçadas. Geralmente são simétricas, com localização nos joelhos, cotovelos, couro cabeludo, região anogenital e região lombar. Na criança, há o acometimento da face na região perioral (boca) e região periocular (olhos).

EVOLUÇÃO
A doença ocorre por surtos ou pode ser contínua.Raramente tem remissão espontânea sem deixar seqüelas. O tratamento melhora as lesões, porém não influencia na evolução natural da doença.
TIPOS DE PSORIASE
Psoríase Vulgar – acomete os joelhos, cotovelo, região palmo-plantar e couro cabeludo.Psoríase GutataPsoríase UnguealPsoríase Pustulosa
TRATAMENTO
- Tópico: com corticóides e coaltar; antralina; emolientes com óleo de amêndoas; loções com acido salicílico; derivados do alcatrão.
- Sistêmico: Geralmente não é utilizado na infância. PUVA; etretinato e acitretina para formas mais graves; metotrexato que é o mais usado, mais barato e de boa resposta; ciclosporina.
- Recomenda-se muita exposição ao sol.
O tratamento vai variar de acordo com o tipo, a localização e extensão das lesões, por isso todos os pacientes devem ser examinados pelo menos uma vez por um dermatologista, para que seja confirmado o diagnóstico e para que se escolha o tratamento adequado.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
LOWY,Gabriela;ALONSO,FaustoJ.Forin;CESTARI,SilmaraC.P.;OLIVEIRA,Zilda Najjar P.Atlas deDermatologiaPediátrica.Ed..MEDSI, 2000.
FITZPATRICK,Thomas;JOHNSON,Richard Allen;WOLFF,Klaus;SUURMOND,Dick.Dermatologia.Atlas e Texto.McGrawHill,2002.
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui