Livro de Marcos, capítulo 10, versículos de 46 a52
Este trecho nos conta a respeito de um cego chamado Bartimeu, filho de Timeu que estava mendigando no caminho por onde Cristo passava. Ao ouvir que era o Mestre, começou a gritar e clamar dizendo: Filho de Davi! Tem misericórdia de mim! Muitos o repreenderam, mas ele continuou clamando. Jesus, parando, pediu que o chamassem. E ele, lançando de si a capa, levantou e foi ter com Jesus.
E Jesus perguntou-lhe: - QUE QUERES QUE TE FAÇA?
E Bartimeu respondeu: - Que eu tenha vista!
E Jesus lhe disse: - Vai a tua fé te curou
E logo viu e seguiu a Jesus pelo caminho.
Sempre achei muito curiosa a pergunta de Cristo ao cego. Que queres tu que eu faça? Parece óbvio que o desejo de um cego fosse ver!
Mas essa é a grande maravilha do Mestre dos Mestres. Ele nunca se curvou ao óbvio...
Nesta narrativa aprendemos uma série de meios para se conseguir a cura dos nossos males.
Vamos por partes:
É interessante notar que logo de início é citado o fato de Bartimeu estar mendigando. Ora, o que se podia esperar de um cego, naquela época, era que estivesse mendigando. Mas consigo ver que o comportamento de mendicância é sempre a tônica da maioria dos que precisam desesperadamente de uma resolução definitiva para seus problemas. Logo partimos para a lamentação para todos os que nos cercam e que nem sempre são aqueles que poderão nos dar a chave para a resolução do que nos aflige. Entendo que esse fato queira nos mostrar, também, que existe um caminho a seguir para conseguirmos êxito em todas as nossas empreitadas. Creio que o tipo de comportamento usado nessas ocasiões facilite ou dificulte o nosso objetivo. Melhores resultados são conseguidos mediante uma ação mais positiva do nosso ânimo.
A seguir vemos Bartimeu clamando por Jesus. Vemos também que muitos o repreendem, mas ele não desiste. Creio estar aí o segundo passo da resolução dos problemas. Ele assume uma postura mais firme e não se deixa influenciar pelos que querem atrapalhá-lo no seu intento. Quando escuta Jesus passar (ou seja, quando ele se assenhoreia da solução verdadeira),fica firme e não se detém do seu objetivo.
Logo a seguir Jesus o chama e ele lança de si a capa para ir ter com Jesus. Para quê serve uma capa? Naturalmente para proteger-se. Notem que ele retira essa capa, ou seja, ele tira a sua proteção e vai livre do seu medo, enfrentando seus receios, mas assume outra postura, positiva e firme.
A seguir, ouve a pergunta de Cristo: - Que queres tu que eu te faça? Para mim, essa é a parte mais maravilhosa do ensinamento desse episódio. O que parece óbvio para nós nem sempre é o óbvio para Deus. Muitas vezes fazemos favores ao nosso próximo sem perguntar a ele o que ele realmente deseja que nós façamos. Muitas vezes nos precipitamos à frente do desejo do outro como se ver fosse o mais importante para o cego ou andar fosse mais importante para o paralítico. E SE NÃO FÔR?... Vemos aqui que o próprio Cristo, onisciente, não julga que possa saber mais que Bartimeu a respeito do seu próprio desejo interior. Essa é uma grande lição de humildade que Cristo nos dá ao mesmo tempo em que faz com que a pessoa se certifique de qual é o seu verdadeiro desejo.
Outro ponto a chamar a atenção é a resposta firme de Bartimeu. Ele não titubeia no seu desejo e diz claramente o que quer: - Que eu tenha vista! Se não sabemos onde queremos chegar não teremos caminho para seguir. É necessário ter um desejo claro sobre o que queremos na nossa vida para podermos canalizar nossos esforços para a realização desse objetivo.
Então Bartimeu ouve Jesus dizer: - Vai a tua fé te curou! Isso nos mostra que sem a fé, sem o desejo sincero de resolver o nosso problema jamais teremos a cura (num sentido amplo) de nossos males.
Finalmente teremos a última pista para, dessa vez, manter o sucesso: E LOGO VIU E SEGUIU A JESUS PELO CAMINHO. Isto quer nos explicar que jamais manteremos o sucesso sobre quaisquer problemas se não seguirmos o caminho proposto por Jesus de praticarmos os ditames por Ele ensinados. Sem uma vida digna e correta nada terá duração.
Portanto ficam aqui os principais recursos para termos uma vida vitoriosa:
1-Deixar de lado a lamúria
2-Desejar com clareza e firmeza
3-Não se afastar do objetivo desejado
4-Livrar-se das amarras do medo
5-Acreditar no seu objetivo
6-Seguir com atitude correta e digna
7-E, o mais importante de todos:
PERMITIR QUE DEUS SEJA O NOSSO CAMINHO, VERDADE E VIDA!