Usina de Letras
Usina de Letras
72 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 


Artigos ( 62461 )
Cartas ( 21336)
Contos (13274)
Cordel (10453)
Crônicas (22547)
Discursos (3241)
Ensaios - (10468)
Erótico (13578)
Frases (50849)
Humor (20081)
Infantil (5497)
Infanto Juvenil (4821)
Letras de Música (5465)
Peça de Teatro (1377)
Poesias (140894)
Redação (3323)
Roteiro de Filme ou Novela (1064)
Teses / Monologos (2437)
Textos Jurídicos (1962)
Textos Religiosos/Sermões (6246)

 

LEGENDAS
( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )
( ! )- Texto com Comentários

 

Nossa Proposta
Nota Legal
Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Textos_Juridicos-->Justiça ou vingança? -- 22/01/2011 - 08:53 (Michel Pinheiro) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Justiça ou vingança?



Publicado no jornal O POVO no dia 22 de janeiro de 2011.


O que quer nossa sociedade quando experimenta a violência: justiça ou vingança? Venho alertando há meses os desembargadores do Tribunal de Justiça do Ceará sobre a necessidade de aumento do número de câmaras criminais.

Pois bem, a composição plenária do TJ resolveu criar mais duas câmaras cíveis. Resultado: o Tribunal terá 31 desembargadores no cível e oito com competência criminal. Com o devido respeito, entendo que esta decisão pode contribuir para fortalecer a violência que está assolando o Ceará, tanto em face dos homicídios ligados ao tráfico de crack e cocaína como de outros crimes graves.

A pistolagem no Ceará voltou com muita ênfase, pois pessoas estão morrendo por dívidas de R$ 20 a traficantes. Até o conhecido Mainha acabou sendo vítima do atual estado de guerra em que vivemos.

Processos judiciais criminais não estão sendo julgados com a necessária agilidade, motivo que vem causando impunidade sistemática. Há muitos casos em que o longo tempo de tramitação do processo gera a prescrição e isso faz o Estado perder o direito de punir quem comete crimes.

Os advogados sabem que os crimes mais leves quase sempre não têm punição satisfatória. Eis um caos social indesejável que também chega à zona rural. Temos por certo que o sentimento de quem perde um ente querido por crime hediondo é de indignação, a requerer punição célere pela Justiça. Se esta não ocorre, a vingança ganha espaço e se fortalece no argumento.

É lamentável constatar que a Justiça Criminal é o “primo pobre” do Judiciário, com investimentos muito reduzidos. O desprezo parece ser flagrante. Isso mostra a fragilidade do nosso Judiciário.

Não deveria a sociedade permitir a ineficácia da Justiça, por ser serviço tão relevante à pacificação social. Deixemos de lado toda a hipocrisia para afirmar que o Judiciário tem parcela de culpa na violência vivenciada por todos. Só Deus pode nos convencer do acerto da decisão que acaba por manter encolhido o combate à criminalidade.


Michel Pinheiro
michelpivip@gmail.com
Juiz em Caucaia
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui