Usina de Letras
Usina de Letras
248 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62073 )

Cartas ( 21333)

Contos (13257)

Cordel (10446)

Cronicas (22535)

Discursos (3237)

Ensaios - (10302)

Erótico (13562)

Frases (50483)

Humor (20016)

Infantil (5407)

Infanto Juvenil (4744)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140761)

Redação (3296)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1958)

Textos Religiosos/Sermões (6163)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Textos_Juridicos-->O RISCO DE SE INTERVIR NO RIO DE JANEIRO. -- 18/02/2018 - 20:00 (Edmar Guedes Corrêa****) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Que o a violência no Rio de Janeiro está totalmente fora de controle não há dúvida. Da mesma forma ninguém vai negar que alguma coisa precisava ser feita; aliás, há muito tempo. Quanto a isso não há o que discutir. Se não se agisse, o Rio se tornaria um estado fora da lei, onde a polução estaria completamente refém do crime organizado, o qual parece mais organizado que as próprias instituições cariocas. O problema é como a coisa está sendo feita. É isso que precisa ser discutido. Quanto a intervenção em si, a primeira desde a Constituição de 1988, não há muito o que dizer. Ao que tudo indica, está tudo dentro da lei e não há o menor risco à democracia, como alguns chegaram a dizer. Não vejo a menor possibilidade de se usar essa intervenção para algum tipo de ataque às instituições. O Brasil de hoje não é o de 1964 e nem mesmo o mundo é o mesmo. Não há mais espaço para golpes e supressão dos direitos individuais nas grandes democracias. Aliás, discutir isso me parece uma grande bobagem. O problema é outro: o momento e a forma como o Governo Federal vem tratando a coisa. Isso poderia ter feito antes (pelo menos há um ano), mas deixou-se para fazer num ano eleitoral, quando as candidaturas começam a se definir. Pode até não ser, mas tem-se a sensação de que se trata de uma jogada eleitoreira, com a finalidade de melhor a popularidade (a qual é muito baixa) do presidente Temer. Talvez não para viabilizá-lo como candidato, mas um aliado; pois não há dúvida de que esse ato, principalmente de ser bons resultados, vai impulsionar a popularidade do nosso presidente. Apesar disso, não acho que esse ainda seja o maior problema. Há outro que eu considero ainda mais grave: a forma como a intervenção está sendo feita. E por quê? Porque não foi algo planejado de antemão, onde todas as consequências foram avaliadas. De todas as más avaliações (não vou avaliar o mérito do uso de armas pesadas pelas Forças Armadas nos confrontos, os quais serão inevitáveis, e o perigo para a população civil) a que mais me preocupa é o provável enfraquecimento do Comando Vermelho e as consequências disso em todo o país. O Rio de Janeiro é dominado pelo Comando Vermelho assim como São Paulo é pelo PCC. Estas são duas facções que vivem em violento confronto nos demais estados da federação. Hoje isso está mais claro no Nordeste, onde rebeliões e massacre ocorrem quase todos os dias naquela região. O enfraquecimento do Comando Vermelho no Rio (ninguém imagina que ele possa ser extinto) dará força ao PCC, dando-lhe mais poder, o que provavelmente o levará a intensificar a guerra contra os rivais, provocando mais mortes. A violência no Rio vai diminuir mais cedo ou mais tarde, dependendo de como o combate ao crime organizado seja feito, contudo, aumentará nos demais estados. Embora o PCC dificilmente cometerá o erro do CV em São Paulo, isso não vale para o resto do país. Infelizmente, não se pensou nisso e menos ainda se traçou algum tipo de plano para evitar o fortalecimento da facção paulista. Portanto, a intervenção no Rio de Janeiro pode ser boa para os cariocas, mas será danosa para os cidadãos das demais regiões. Infelizmente continuaremos mais refém do que nunca do crime organizado.


ENCONTRE-ME TAMBÉM:
NO RECANTO DAS LETRAS
NO FACEBOOK
TWITTER
NO MEU BLOG



LEIA OUTROS ARTIGOS DE MINHA AUTORIA:
RENAN, JUCÁ, CUNHA E O RISCO À DEMOCRACIA
O AFASTAMENTO DE CUNHA PELO STF
DILMA PERDEU A ÚLTIMA OPORTUNIDADE
QUEM SOBRARÁ PARA 2018?
STF DECIDIU O RITO DE IMPEACHMENT
CUNHA E O IMPEACHMENT DA DILMA
O IMPEATCHMENT DA DILMA
O MAIS LAMEMTÁVEL NO JULGAMENTO DA AP470
A CBF E STJD METENDO OS PÉS PELAS MÃOS
NÓS, OS DESONESTOS...
CELSO DE MELLO TOMOU A DECISÃO CERTA
MENSALÃO: E O SUSPENSE CONTINUA....
O STF JULGARÁ NOVAMENTE OS MENSALEIROS?
O PAVIO CURTO DE JOAQUIM BARBOSA
PROPOSTA PARA O TRANSPORTE GRATUITO
HOMOFOBIA: FRUTO DA INTOLERÂNCIA RELIGIOSA
O TRUCULENTO PRESIDENTE DO STF
MARCO FELICIANO: UMA TRISTE PIADA
DA POPULARIDADE DA PRESIDENTA DILMA
DE QUEM É A CULPA?
NOVO PAPA:NOSSOS HERMANOS LEVARAM A MELHOR
O MAR DE LAMAS DO PARLAMENTO BRASILEIRO
REPÚDIO AO PASTOR E DEPUTADO MARCO FELICIANO
A MORTE DE HUGO CHÁVEZ

NÃO DEIXE DE LER: 30 TEXTOS MAIS LIDOS DA USINA NOS ÚLTIMOS 6 MESES

Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui