Brasil: Santuário mariano lança roteiro peregrino «Caminho de Aparecida»
www.zenit.org
APARECIDA, domingo, 3 de junho de 2007 (ZENIT.org).- O Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida (170km de São Paulo) recebe nesta segunda-feira 70 padres de paróquias de São Paulo, que acompanham a viagem inaugural do projeto “Caminho de Aparecida”.
Trata-se de um serviço exclusivo que uma viação de ônibus está operando em parceria com uma agência de turismos, cujo trecho opera entre São Paulo e Aparecida, com opção de parada na Casa de Frei Galvão, em Guaratinguetá, que funcionará de segunda a sexta-feira.
Com a chegada do grupo às 11h15 acontece o lançamento do projeto, durante uma coletiva na Sala de Imprensa do Santuário Nacional. O projeto tem o apoio Santuário Nacional e da Arquidiocese de Aparecida.
Estarão presentes na coletiva o arcebispo de Aparecida, Dom Raymundo Damasceno Assis, o reitor Padre Mauro Matiazzi e o administrador, Padre Hélcio Vicente Testa e representantes do projeto O Caminho de Aparecida.
Após a apresentação do projeto, os presentes participarão da missa das 12h, no altar central do Santuário.
A proposta do projeto Caminho de Aparecida é oferecer aos romeiros católicos e turistas uma linha diária exclusiva de ônibus direto entre São Paulo e a cidade de Aparecida.
A linha prevê a saída da capital, seguindo diretamente para Aparecida, com opção de passagem pela casa de Frei Galvão, em Guaratinguetá. O Caminho de Aparecida, nome dado ao serviço, começa a funcionar a partir do dia 19 de maio.
O Caminho de Aparecida é o único transporte operado por agência de viagem que leva os fiéis até a porta da Basílica. São cinco ônibus à disposição, que saem entre 7h e 8h, e passam por seis diferentes paróquias de São Paulo: Igreja São Judas, Igreja Santa Cruz, Igreja do Perpétuo Socorro, Igreja de Santa Cecília e Igreja da Sé.
O tour prevê a chegada para a missa do meio-dia na Basílica de Aparecida, uma visita opcional à tarde a casa de Frei Galvão, em Guaratinguetá, e o retorno à São Paulo previsto para sair às 16h30 e chegar no início da noite. O desembarque da linha será sempre no Shopping Metrô Tatuapé para facilitar a volta para casa dos romeiros e turistas pois a região está próxima do metrô e vários pontos de ônibus.
O projeto Caminho de Aparecida terá parte da renda das viagens revertida para obras sociais das paróquias parceiras.