Usina de Letras
Usina de Letras
169 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 


Artigos ( 62742 )
Cartas ( 21341)
Contos (13287)
Cordel (10462)
Crônicas (22561)
Discursos (3245)
Ensaios - (10531)
Erótico (13585)
Frases (51128)
Humor (20112)
Infantil (5540)
Infanto Juvenil (4863)
Letras de Música (5465)
Peça de Teatro (1379)
Poesias (141062)
Redação (3339)
Roteiro de Filme ou Novela (1064)
Teses / Monologos (2439)
Textos Jurídicos (1964)
Textos Religiosos/Sermões (6294)

 

LEGENDAS
( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )
( ! )- Texto com Comentários

 

Nossa Proposta
Nota Legal
Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Textos_Religiosos-->Igreja também agoniza na Venezuela -- 10/07/2007 - 10:21 (Félix Maier) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Momento crucial para a história da Venezuela, alerta episcopado

www.zenit.org

Exortação Pastoral da 88ª Assembléia Ordinária Plenária

CARACAS, segunda-feira, 9 de julho de 2007

O episcopado da Venezuela adverte que o país «vive um dos momentos mais cruciais de sua história», tendo em vista os passos do presidente Hugo Chávez para uma reforma constitucional de grande escala, orientada a «estabelecer um sistema socialista fundado na teoria e práxis do marxismo-leninismo».

A reforma constitucional – promovida para sua aprovação no ano que vem – contempla também a possibilidade da reeleição presidencial contínua.

Chávez contestou na semana passada as críticas dos bispos – preocupados com estas reformas – chamando-os de ignorantes, colocando em dúvida seu apego à verdade e inclusive atribuindo-lhes intenções perversas em suas declarações.

O episcopado venezuelano em conjunto oferece, por sua vez, respostas de amplo alcance em uma Exortação Pastoral centrada na «Solidariedade e Reconciliação» no país, traçando a verdade da situação que seus habitantes vivem.

Difundido no sábado, com ocasião da celebração de sua 88ª Assembléia Plenária, o documento da Conferência Episcopal Venezuelana alerta da pretensão do presidente do país de «introduzir mudanças de grande magnitude» na Constituição, «que implicam a instauração de um modelo político e social sob o signo ideológico do assim chamado “socialismo do século XXI”».

Mas se vão conhecendo os conteúdos da reforma e a maneira de levá-la a cabo, pelo que os prelados denunciam a pouca «vocação democrática» de tal procedimento.

Ademais, «diferentes decisões oficiais, como o lema importo “Pátria, socialismo ou morte”, e declarações do presidente e de pessoas do governo fazem supor que esta reforma dirige-se para o estabelecimento de um sistema socialista fundado na práxis do marxismo-leninismo», advertem os bispos.

«A solução dos problemas políticos e sociais da Venezuela deve ir mais além do populismo que não vai ao fundo dos mesmos e do militarismo», reclamam os bispos.

«Ninguém e muito menos o presidente da República, tem o direito de insultar ou agredir pessoas ou instituições que discordem de suas opiniões ou projetos», recordam.

O documento da Conferência Episcopal da Venezuela pode-se ser em Zenit Espanhol.



Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui