México: Guadalupe, santuário católico mais visitado do mundo em 2006
www.zenit.org
MÉXICO, segunda-feira, 9 de julho de 2007
(El Observador).- A Basílica de Guadalupe, às margens do Tepeyac, na Cidade do México, foi o santuário católico mais visitado do mundo durante 2006.
O lugar comemora as aparições em 1531 e Nossa Senhora de Guadalupe a São Juan Diego, o primeiro indígena elevado aos altares.
O santuário recebeu no ano passado cerca de 14 milhões de fiéis, que foram prostrar-se aos pés da «Moreninha do Tepeyac», como João Paulo II chamava carinhosamente a Virgem de Guadalupe.
A pesquisa que indica o santuário mariano -- onde se expõe a tela milagrosa da Padroeira das Américas --, foi publicada pelo diário americano The Wall Street Journal e reproduzida em vários meios do mundo.
E o fluxo de peregrinos que chegam a Guadalupe -- desde todos os cantos da República Mexicana e de muitos lugares do continente e de outros países do mundo -- vai aumentando.
Esta semana, por exemplo, chegará à Basílica a peregrinação a pé mais antiga (117 anos ininterruptos para os homens, 49 anos para as mulheres), a da diocese mexicana de Querétaro.