Usina de Letras
Usina de Letras
145 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 


Artigos ( 62742 )
Cartas ( 21341)
Contos (13287)
Cordel (10462)
Crônicas (22561)
Discursos (3245)
Ensaios - (10531)
Erótico (13585)
Frases (51128)
Humor (20112)
Infantil (5540)
Infanto Juvenil (4863)
Letras de Música (5465)
Peça de Teatro (1379)
Poesias (141061)
Redação (3339)
Roteiro de Filme ou Novela (1064)
Teses / Monologos (2439)
Textos Jurídicos (1964)
Textos Religiosos/Sermões (6294)

 

LEGENDAS
( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )
( ! )- Texto com Comentários

 

Nossa Proposta
Nota Legal
Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Textos_Religiosos-->Dom Odilo Scherer será nomeado cardeal -- 18/10/2007 - 16:14 (Félix Maier) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Arcebispo de São Paulo será cardeal

Papa anunciou nomeação de Dom Odilo Pedro Scherer esta quarta-feira

CIDADE DO VATICANO, quarta-feira, 17 de outubro de 2007

ZENIT.org

Bento XVI anunciou esta quarta-feira, após sua catequese semanal com os peregrinos, no Vaticano, que o arcebispo de São Paulo (Brasil), Dom Odilo Pedro Scherer, será nomeado cardeal no próximo dia 24 de novembro.

Dom Odilo estará ao lado de outras 22 autoridades da Igreja, que também foram contempladas pelo Papa com a distinção.

Dentre os nomeados nesta ocasião por Bento XVI, Dom Odilo é o mais jovem, com 58 anos de idade. Será o terceiro mais jovem do Colégio Cardinalício, superado apenas pelo cardeal francês Philippe Barbarin, 57 anos, e pelo húngaro Peter Erdõ, 55 anos.

Nascido em Cerro Largo (Rio Grande do Sul, Brasil), em 21 de setembro de 1949, Dom Odilo Scherer fez seus estudos preparatórios no Seminário Menor de São José, Curitiba (Paraná).

Cursou Filosofia no Seminário Maior Rainha dos Apóstolos, também em Curitiba, e na Faculdade de Educação da Universidade de Passo Fundo (Rio Grande do Sul). Estudou Teologia no Studium Theologicum de Curitiba.

Foi ordenado presbítero no dia 7 de dezembro de 1976, em Quatro Pontes, Diocese de Toledo (Paraná).

Ainda como sacerdote, fez suas pós-graduações em Roma, sendo o Mestrado em Filosofia pela Pontifícia Universidade Gregoriana e o Doutorado em Teologia também por essa universidade.

Como presbítero, atuou principalmente como professor e reitor. Lecionou no Seminário Diocesano São José, em Cascavel (Paraná), e no Seminário Diocesano Maria Mãe da Igreja, em Toledo. Foi também reitor desses dois institutos.

Lecionou na Faculdade de Ciências Humanas Arnaldo Busatto, em Toledo, na Universidade Estadual do Oeste do Paraná, também em Toledo, e no Instituto Teológico Paulo VI, em Londrina.

Foi vigário paroquial e pároco da Catedral Cristo Rei, em Toledo, e reitor do Seminário Teológico de Cascavel, cidade onde ainda atuou como diretor e professor do Centro Interdiocesano de Teologia.

Antes do episcopado, foi membro da Comissão Nacional do Clero, da CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil), e atuou na Congregação para os Bispos, da Santa Sé, por quase sete anos.

No dia 28 de novembro de 2001, foi nomeado bispo auxiliar de São Paulo. A ordenação ocorreu no dia 2 de fevereiro de 2002.

Como bispo, desempenhou o cargo de secretário-geral da CNBB de 2003 a 2007. Foi ainda secretário-geral adjunto da Quinta Conferência Geral do Episcopado da América Latina e Caribe, realizada em Aparecida, em maio de 2007.

É arcebispo de São Paulo desde 21 de março de 2007.

Seu lema é: In meam commemorationem.


***

Nomeação cardinalícia representa um novo chamado, diz Dom Odilo Scherer

Arcebispo de São Paulo comenta sua nomeação a cardeal

SÃO PAULO, quarta-feira, 17 de outubro de 2007

ZENIT.org

O arcebispo de São Paulo, Dom Odilo Pedro Scherer, 58 anos, foi nomeado cardeal por Bento XVI esta quarta-feira. Ele receberá a investidura cardinalícia no dia 24 de novembro, em cerimônia presidida pelo Papa no Vaticano.

Dom Odilo falou à Agência Zenit a respeito da nomeação.

--Como o senhor acolheu e que significado tem sua nomeação por Bento XVI para se tornar cardeal?

--Dom Odilo Scherer: Recebi a notícia com alegria e gratidão a Deus e ao Papa Bento XVI por essa distinção e pela confiança na minha pessoa. Ser cardeal significa tornar-se um colaborador do Papa nas suas responsabilidades diante da Igreja toda; de fato, os cardeais são o “colégio” de colaboradores e conselheiros do Papa e o ajudam nas suas missões diante da Igreja.

--O senhor é o mais jovem dentre os cardeais nomeados por Bento XVI neste consistório. Estará também entre os mais jovens cardeais do mundo. Vê isso como uma responsabilidade a mais?

--Dom Odilo Scherer: Não sei se sou o mais novo dos cardeais; de toda maneira, a nomeação cardinalícia representa para mim um novo chamado a viver a fidelidade à Igreja e a abraçar de corpo e alma sua missão e de colaborar para o bem de toda a Igreja.

--O que muda no trabalho apostólico do senhor daqui para frente, a partir dessa nomeação?

--Dom Odilo Scherer: De fato, na arquidiocese de São Paulo o trabalho apostólico continua o mesmo, uma vez que o Cardeal é sempre um Bispo... Mas é claro que a nomeação cardinalícia me levará a intensificar a convocação de toda a Igreja em São Paulo para realizar bem a missão que nos foi confiada nesta cidade imensa e a testemunhar a presença de Deus na metrópole paulistana. “Deus habita esta cidade”!



Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui