Roma: Congresso internacional dedicado ao Pe. António Vieira
Por José Caetano
ROMA, quarta-feira, 7 de fevereiro de 2008
ZENIT.org
Neste ano, no qual se comemora o IV centenário de nascimento do Pe. António Vieira, jesuíta português, nascido em Lisboa, em 6 de fevereiro de 1608, acontece em Roma, na Universidade «Sapienza», um Congresso Internacional, de 7 a 9 deste mês.
No evento serão tratados temas como «Da verdade e do tempo: António Vieira e a controvérsia dos antigos e dos modernos», por Leonel Ribeiro dos Santos, da Universidade de Lisboa; «Ética, política e sociedade em António Vieira», por Pedro Calafate; «Vieira, contemporâneo de Descartes. Um jesuíta no século das paixões», por Isabel Almeida; «António Vieira e o sermão do ouro perdido», José Luís Jobim, da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, entre outros.
O Congresso iniciado hoje, numa iniciativa da Cátedra Padre António Vieira, organizada pelo Prof. Dr. Silvano Peloso e pela Prof.ª Dr.ª Sonia Netto Salomão, em colaboração com o Departamento de Estudos Europeus e Interculturais da «Sapienza» Universidade de Roma, com o apoio do Instituto Camões, também tem a participação da Accademia dei Lincei, Universidade de Lisboa, Universidade Católico Portuguesa, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Brasil), Universidade de São Paulo (Brasil) e Universidade Federal do Pará (Brasil).