Ajuda à Igreja que Sofre convoca orações para o dia 24 de setembro
BHOPAL, sexta-feira, 19 de setembro de 2008
ZENIT.org
A catedral de São Pedro e São Paulo de Jabalpur foi incendiada ontem, provavelmente por dois extremistas hindus, segundo informou hoje o serviço de imprensa da Conferência Episcopal da Índia (ICNS).
Os danos neste edifício, que tem mais de 150 anos de idade, são incalculáveis, e no caso do altar maior e das vidraças, irreparáveis. O fogo foi advertido por vários vizinhos e algumas freiras asseguraram ter visto os dois suspeitos fugirem em uma moto. A polícia ainda não efetuou prisões.
Trata-se do terceiro ataque contra os cristãos que acontece neste Estado, após a agressão física ao vigilante noturno da escola conventual do Carmelo, em 31 de agosto passado, e a queima de uma igreja em Ratlam.
É também o ataque mais grave desta semana, após os atos contra igrejas registrados no final de semana passado em Karnataka.
Orações
Por sua parte, a associação católica internacional Ajuda à Igreja que Sofre (AIS), que se dedica especialmente a ajudar os cristãos que vivem em situações difíceis de perseguição e pobreza, lançou um apelo a toda a Igreja para que reze pelos cristãos da Índia.
A Associação declarou uma jornada de oração em 24 de setembro, festividade de Nossa Senhora das Mercês.
Joaquín Alliende, Assistente Eclesiástico Internacional e Presidente da AIS, explicou que, devido ao contato direto que esta instituição mantém com os bispos locais, tem informação «de quanto alarme e medo estremecem o coração dos nossos irmãos».
Os cristãos na Índia, afirma o Pe. Alliende, «são tratados como cidadãos de segunda categoria. Eles se sentem desprotegidos. Os sacerdotes, para não comprometer as famílias cristãs, tiveram de refugiar-se nos bosques».
«Nossa oração por eles é urgente. Para evitar mais mortos, mais incêndios de igrejas, profanações de lugares santos e destruição de centros de atenção aos mais necessitados, convido todos a orarem pelos cristãos da Índia nesta hora de perigo.»
O presidente da AIS compôs esta oração para rezar pelos cristãos perseguidos na Índia: