Festividades à Virgem Aparecida e a Nossa Senhora de Nazaré reuniram milhares de fiéis
SÃO PAULO, segunda-feira, 13 de outubro de 2008
ZENIT.org
Milhares de brasileiros celebraram esse domingo sua devoção à Virgem Maria, em duas das mais tradicionais festas marianas no país.
O Santuário de Nossa Senhora Aparecida (São Paulo) recebeu ontem cerca de 170 mil peregrinos para a festa da Padroeira do Brasil. Já em Belém (Pará), o Círio de Nazaré levou cerca de 2 milhões de fiéis às ruas, em procissão.
No Santuário da Padroeira do Brasil, os romeiros começaram a chegar na noite de sábado. A celebração solene foi presidida pelo bispo de Crateús (Ceará), Dom Jacinto Furtado, às 10h do domingo.
Na procissão pelas ruas de Aparecida, os romeiros rezaram e cantaram em homenagem à Virgem. Um show pirotécnico de 15 minutos acolheu os peregrinos ao final da procissão, no Santuário. Músicos do Santuário Nacional e convidados se apresentaram na Tribuna exterior da Basílica, encerrando as festividades.
Já em Belém, as principais ruas do centro da cidade ficaram lotadas na procissão de Nossa Senhora de Nazaré.
Aproximadamente 2 milhões de peregrinos participaram do Círio, que percorreu 4,5 km da catedral da Sé até a Praça do Santuário, no bairro de Nazaré, num período de 7h, segundo informa a CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil).
Em declarações ao Diário do Pará, o arcebispo de Belém, Dom Orani João Tempesta, destacou que desde sua posse, em 2004, tem-se intensificado o trabalho de divulgação do Círio.
“A minha preocupação é que se conheça essa beleza que é o Círio com toda devoção popular que tem o povo de Belém do Pará com Nossa Senhora de Nazaré, não só no final de semana, mas também antes, durante e depois”, disse.
O arcebispo deseja transformar a Basílica de Nazaré no Santuário Mariano do Norte. Transformá-la em “um lugar de peregrinações, para que as pessoas venham aqui celebrar os momentos de jubileus, confessar e celebrar como todo santuário é”.