ARIZONA STATE UNIVERSITY, DOS ESTADOS UNIDOS, REVELA PESQUISAS SURPREENDENTES SOBRE A MEDIUNIDADEDe acordo com uma reportagem de Robert Matthews para o Electronic Telegraph (4 de março de 2001), experiências realizadas na Universidade do Arizona, EUA, sob a direção do Prof. Gary Schwartz, evidenciaram que alguns médiuns realmente podem ter autênticos dons parapsicológicos e levantaram questões fundamentais acerca da continuidade da consciência após a morte do corpo.
Até agora a maioria dos cientistas considera a comunicação mediúnica e a consciência pós-morte como ingênuas fantasias, mas os testes com cinco supostos médiuns gerou expectativas de uma grande mudança de mentalidade.
Os paranormais tiveram que contatar parentes falecidos de duas pessoas que não conheciam. Cada médium ficou uma hora num laboratório com uma das pessoas, porém sem nenhum contato corporal ou visual com ela. Os médiuns podiam fazer perguntas, mas as respostas das clientes foram limitadas a "sim ou não". No final, as informações foram avaliadas. Tudo foi registrado em vídeo.
Surpreendentemente, os médiuns tiveram êxito muito superior ao esperado, tendo acertado muitos detalhes particulares sobre a personalidade dos mortos, seu ambiente familiar e as circunstâncias dos óbitos. O acerto atingiu a média de 83%, tendo um dos paranormais chegado aos 93%.
Como os médiuns não tiveram nenhum contato com as pessoas, os cientistas julgaram que não usaram técnicas de leitura fria ("cold reading"), normalmente adotadas por famosos mentalistas e pseudo-videntes.
Um grupo com mais de 60 pessoas foi solicitado a tentar captar dados sobre os mortos, mas o índice médio de acerto foi de 36%, tendo um conseguido atingir os 54%.
O estudo, que chamou a atenção dos cientistas que não acreditam em fenômenos parapsicológicos, foi publicado no Journal of the Society for Psychical Research. Para se ter acesso aos "Jornals" e receber os "Proceedings" é necessário ser sócio dessas respeitáveis Entidades :
A News Telegraph, de Londres, confirma a matéria, além de outras fontes :
http://www.telegraph.co.uk/news/main.jhtml?xml=/news/2001/03/04/wmed04.xml
http://philosophy.hku.hk/courses/cogsci/medium.php
http://www.rense.com/general8/para.htm
Experiência na íntegra :
http://www.openmindsciences.com/hbo-exp.htm
Os dados foram coletados no Laboratório de Sistemas de Energias Humanas da Universidade do Arizona – EUA. Inicialmente, as análises foram registradas num encontro da Sociedade para Exploração Científica e foram mostrados na HBO ( Home Box Office ) uma das mais prestigiadas rede de TV, a cabo, Americana, em um Especial chamado “Vida após a vida”, transmitido em Outubro de 1999.
GARY E. SCHWARTZ, Ph.D.
| |
GARY E. SCHWARTZ, Ph.D. is professor of psychology, medicine, neurology, psychiatry and surgery at the University of Arizona and director of its Human Energy Systems Laboratory.
|
After receiving his doctorate from Harvard University, he served as a professor of psychology and psychiatry at Yale University, director of the Yale Psychophysiology Center, and co-director of the Yale Behavioral Medicine Clinic. He has published more than four hundred scientific papers, edited eleven academic books, and is the co-author, with Linda G. Russek, Ph.D., of The Living Energy Universe.
Gary E. Schwartz foi convidado como orador na convenção realizada pela P.A - Parapsychological Association, na St. John´s University, Parkway Queens, New York, USA, em 1974 :
http://www.parapsych.org/PA_convention_history.html
MAIS ARTIGOS CORRELACIONADOS
|