Para que a Igreja fosse condecorada com este título, várias pessoas foram mobilizadas e o Padre Vladimir Hergert reuniu inúmeros documentos e fotos
Maria Gabriela Córnia
Fachada da Igreja Matriz Nossa Senhora
do Patrocínio, de Araras, e Brasão
da futura Basílica Menor
A comunidade católica de Araras vive a expectativa das celebrações que oficializarão a Igreja Matriz Nossa Senhora do Patrocínio como Basílica Menor. No final da missa das 19 horas do último domingo, 4 de julho (2010), o pároco, Padre Vladimir Barbosa Hergert, apresentou aos fiéis cópia do documento.
Escrito em italiano e destinado ao Bispo da Diocese de Limeira, Dom Vilson Dias de Oliveira, o documento é assinado pelo Papa Bento XVI, Joseph Alois Ratzinger, distinguindo o templo de Araras com a honraria.
Padre Vladimir revelou também como foi a trajetória para obtê-lo, a qual se intensificou a partir de novembro de 2009, tornado-se realidade com a ajuda da ararense e repórter (correspondente) da Rede Globo, Ilze Lia Scamparini, que reside em Roma e que não mediu esforços para que Araras pudesse comemorar o título no dia de sua Padroeira, 15 de agosto, data em que ocorrerá a Santa Missa de elevação da Matriz a Basílica Menor.
Para que a Igreja fosse condecorada, várias pessoas foram mobilizadas e o Padre Hergert reuniu inúmeros documentos e fotos, que foram enviados e reenviados a Roma para serem analisados pela Santa Sé.
Entre eles estão imagens das celebrações realizadas na Igreja, detalhes da arquitetura do templo, que precisa ser reconhecido como monumento histórico e artístico.
A Matriz é uma réplica da Basílica de São João de Latrão (em italiano Basilica di San Giovanni in Laterano), de Roma, e foi construída a partir de 15 de agosto de 1879, sendo inaugurada em janeiro de 1881.
A importância e a repercussão dessa obra foram tão grandes que ela recebeu a visita de Dom Pedro II, Imperador do Brasil, em 1887. Tombada pelo Comphac (Conselho Municipal do Patrimônio Histórico, Artístico e Cultural de Araras), foi eleita pela população da cidade como uma de suas sete maravilhas. Para manter a beleza do templo, estão sendo feitos reparos na parte interna pela mesma equipe que restaurou no final da década de 1990.
O título que distingue a Igreja Matriz Nossa Senhora do Patrocínio é concedido pela Santa Sé a templos que sobressaiam na Diocese pelo zelo à vida litúrgica e pastoral, principalmente na celebração da Eucaristia e da Confissão e que recebam grande número de fiéis.
A elevação da Matriz de Araras a Basílica é um fato histórico para a Diocese de Limeira, pois é sua primeira igreja a receber tal distinção. A mais próxima de Araras é a Basílica do Carmo, em Campinas.
Pelo fato do título ser concedido pelo Vaticano, a Basílica Menor está diretamente ligada a Roma e ao Papa, atualmente Bento XVI. Ou seja, a Basílica é um “pedaço do Vaticano” na cidade.
A denominação Basílica Menor não está relacionada ao tamanho do templo, mas trata-se de uma distinção, já que apenas as quatro basílicas localizadas em Roma são tidas como Basílicas Maiores.
Privilégios
Além de expressar a união do povo de Deus ao Papa, a Basílica Menor tem o direito de conceder indulgências aos fiéis que participarem das celebrações em alguns dias determinados durante o ano.
O templo passa a ter, ainda, um brasão, que o distingue dos demais e vários símbolos próprios das basílicas, alguns, inclusive, já podem ser vistos na Igreja Matriz Nossa Senhora do Patrocínio.
O brasão está sendo esculpido em pedra-sabão por um artesão de Tiradentes (MG) e será colocado na parte frontal do templo.
Um desses diferenciais é o tintinabulo. Trata-se de uma haste de madeira que sustenta um pequeno símbolo (do latim tintinabulum: matraca de metal; do verbo tintinare: soar). Ele carrega, ainda, a imagem de Nossa Senhora do Patrocínio.
Será utilizado à frente das procissões para chamar a atenção dos fiéis de que se trata de um cortejo da Basílica. O objeto foi feito por um artesão de Itatiba, que já esculpiu peças dos aposentos usados pelo Papa quando este veio ao Brasil.
Outro símbolo é a umbela, espécie de guarda-chuva feito nas cores vermelha e amarela. Ela representa a cúpula e distingue a Basílica das demais igrejas.
(MGC, com informações da assessoria da igreja)
Fonte: OPINIÃO JORNAL/Catolicismo, Araras (SP), Quinta-feira, 08/07/2010, página 3A.
________________________________________
LEIA TAMBÉM:
Basílica Menor de Araras (SP)
Igreja Matriz recebe o título de Basílica Menor
Basílica Menor (Araras-SP)
Brasão da Basílica é içado por corrente a 12m de altura
Instalação da Basílica permite ritual de indulgência
Fiéis lotam Igreja e praça durante instalação da Basílica
________________________________________
“Fora da VERDADE não existe CARIDADE nem, muito menos, SALVAÇÃO!”
LUIZ ROBERTO TURATTI.