Usina de Letras
Usina de Letras
191 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62152 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10448)

Cronicas (22529)

Discursos (3238)

Ensaios - (10339)

Erótico (13567)

Frases (50554)

Humor (20023)

Infantil (5418)

Infanto Juvenil (4750)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140785)

Redação (3301)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1958)

Textos Religiosos/Sermões (6176)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Textos_Religiosos-->Do Terror à Esperança 300602 -- 26/01/2005 - 15:03 (Rodrigo Moreira Martins) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Rodrigo M.Martins 300602

ROLDÁN, Alberto F. – Do Terror à Esperança. Londrina: Descoberta, 2001, p. 77-100.


O autor se propõe a apresentar as origens do milenarismo, termo que é defendido com muita veemência pelos adeptos desta linha de pensamento, contudo, é rechaçado pelo autor, visto que carece de base bíblica sólida.
A leitura mais literal do apocalipse embasa o segmento milenarista, que sempre toma volume em contextos de caos e sofrimento.
O pré-milenarismo é dispensacionalista, o que exprime um reino de Deus visível aqui na Terra, e duas voltas de Cristo. O autor não aprofunda bem estas idéias, visto que elas mesmas tem seu caráter obscuro.
O pré-milenarismo histórico caracteriza-se pela leitura literal do apocalipse.
As duas leituras concordam em que Cristo vai reinar 1000 anos sobre a terra, e discordam as outras conclusões.
O pós-milenarismo diz que Cristo vai voltar depois dos 1000 anos de paz e justiça, e realizados pela pregação do evangelho à toda criatura. Entretanto, toda essa leitura também carece de fundamento bíblico e histórico para ter um crédito consistente.
O amilenarismo não crê no milenarismo, assim, Cristo voltará depois de que toda criatura ouvir e se converter.
A escatologia ciência-ficçao veio para preencher um vazio que se instaurou na mentalidade ansiosa por mudanças advinda do fim da modernidade, com o alto desenvolvimento tecnológico. Enfim, essa linha de pensamento produziu grandes aberrações entre a literatura e o cinema, fazendo com que muitos acreditassem numa vinda de Cristo de modo secreto e sensacionalista.
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui