Lucas 1: 26 a 35
... o anjo Gabriel foi enviado por Deus, a uma cidade da Galiléia chamada Nazaré, à uma donzela desposada com um varão, cujo nome era José, da casa de David e, o nome da virgem era Maria. Entrando o anjo aonde ela estava disse: “Salve agraciada, o Senhor é contigo, bendita és tu entre as mulheres”. E vendo-o ela inquietou-se muito com aquelas palavras e pensava, que saudação seria esta? Disse-lhe então o anjo: Maria, não temas, porque achastes graça diante de Deus. Eis que em teu ventre conceberás e darás a luz um filho e colocarás o nome de Jesus. Este será grande e será chamado filho do Altíssimo; e o Senhor Deus lhe dará o trono de David, seu pai; e reinará eternamente na casa de Jacó e o seu reino não terá fim.
Disse Maria ao anjo : Como se fará isto visto que eu não conheço varão? E o anjo respondendo-lhe disse: Descerá sobre ti o Espírito Santo e a virtude do Altíssimo te cobrirá com a sua sombra; pelo que também o Santo que em ti há de nascer será chamado Filho de Deus.
Através do anjo Gabriel e uma virgem começa a redenção do gênero humano. Esses dois personagens fazem despontar o início da aurora da salvação.
Todavia, houve um anjo inimigo de Deus, que seduziu uma donzela no paraíso em que vivia; Eva a primeira mulher do mundo; esse anjo mau fez a primeira mulher, desobedecer as ordens do Criador – um anjo amigo de Deus persuade Eva a submeter-se à vontade do Todo Poderoso.
No Paraíso a donzela imprudente pretende ser igual a Deus – em Nazaré a virgem bondosa se confessa ser serva do Senhor. A segunda virgem, não mediu o alcance das palavras do Anjo Gabriel e reflete sobre o que significará aquela estranha saudação.
Cheia de graça, Maria foi escolhida para ser a mãe de Jesus, o Salvador do mundo. O Verbo de Deus feito carne, vestindo vestes humanas, ajudando seu sua família nas tarefas, pregando a palavra de Deus nas sinagogas. O Verbo veio habitar entre nós para nos mostrar o caminho da salvação.
Em Jesus amigo temos, mais chegado que um irmão, e nos mostra que levemos tudo a Deus em oração.
NOTA: Textos originais da Bíblia Sagrada, traduzida para língua portuguesa por JOÃO FERREIRA DE ALMEIDA – Edição revista e corrigida na grafia simplificada – 15ª Impressão – Edição de 1966 - IMPRENSA BÍBLICA BRASILEIRA – Casa Publicadora Batista.