O tempo passa de qualquer maneira. Se vivemos de qualquer maneira o tempo passa inutilmente. Mas para quem já se decidiu pelo caminho da realização espiritual, o tempo não passa em vão. O tempo corre a favor de quem está na direção certa. Mas qual é a direção certa? Qual o sentido da vida? Qual é a nossa identidade verdadeira? O corpo? A Alma?
Estas perguntas ficam muito tempo sem respostas. Às vezes faltam até as próprias perguntas. Mas tanto as perguntas como as respostas precisam vir de nós mesmos. A Consciência não vem de fora. Temos que olhar e ver com os nossos próprios olhos, ainda que algo nos seja mostrado com muito empenho.
E para articular as respostas, temos que fazer a iniciação espiritual da reforma íntima, que começa com “aquelas” perguntas, feitas por nós mesmos. Se demoramos muito para nos iniciarmos, talvez tenhamos que sofrer, pois a Lei diz: “Quem não despertar por amor, despertará pela dor”.
Temos que descobrir o sentimento, com as suas nuances, primeiro como um diamante bruto, para que se torne com o nosso trabalho em nossa oficina interior, um diamante lapidado que sinaliza a vitória quando a sua transparência começa a refletir a Luz da Felicidade que nos aguarda dentro de nós mesmos!