Há um determinado momento em nossa vida em que paramos, refletimos, fazemos um retrospecto de nossa existência e chegamos a conclusão que o caminho que trilhamos até aquele momento tem sido completamente errado, pois nada tem dado certo.
Normalmente o que leva todos a esse questionamento é uma situação de dificuldade ou várias dificuldades que a pessoa já vem enfrentando a algum tempo e que não consegue resolver pelos meios normais que conhece.
Essa dificuldade pode ser representada por um problema financeiro ou de saúde, ou ainda um problema sentimental, familiar ou todos juntos, tornando a vida um fardo bastante pesado e difícil de suportar. Dívidas que se mostram impagáveis, contendas na família, desentendimentos, separações, enfermidades, problemas de todos os tipos que muitas vezes mostrando-se insolúveis aos olhos humanos conduzem a pessoa ao mais alto nível de desespero.
É nesse importante momento que não vendo no horizonte uma possível solução é que a pessoa pensa em desistir de tudo, inclusive de viver, entrando em depressão, um estado de angústia constante, medos e incertezas, passando a levar uma vida ainda mais difícil e de grande sofrimento.
Mas o que fazer diante de tal situação quando já se tentou de tudo e nada adiantou? Desistir ou perseverar continuando a lutar contra as adversidades? Diz a palavra de Deus que não há vitória sem luta e que a virtude do grande vencedor é nunca desistir.
Para a solução de problemas que parecem insolúveis devemos buscar a presença do Senhor e a exemplo de Salomão, pedir sabedoria e que Ele indique o melhor caminho.
Infelizmente a grande maioria desconhece e ignora a existência de Deus e só O procura
na hora de maior desespero quando tudo para si já parece perdido. Mas, enganam-se aqueles que pensam dessa forma pois para Deus nada é impossível e Ele, na sua infinita misericórdia perdoa todos os erros dos que o procuram, acolhe no seu tabernáculo todos que necessitam e com a Sua palavra alivia o coração de todos os angustiados.