Adrião Neto é um desbravador de fronteiras culturais. Não mede esforços em prol da cultura brasileira, especialmente do Piauí. A sua ação se reveste de atos apoteóticos de abnegação, numa república agonizante, onde os detentores do poder deleitam-se no lamaçal da corrupção e das orgias dos gastos públicos, em detrimento dos valores maiores da evolução do homem, que é, sem dúvida, o avanço cultural!
E Adrião Neto, da sua trincheira redentora, com o Dicionário Biobibliográfico de Escritores Brasileiros Contemporàneos à s mãos, como um estandarte de esperança, contra a ação nefasta da globalização destruidora dos valores culturais dos povos, vem como um predestinado unindo as ilhas culturais do país. E este ato sacrossanto o coloca no ápice, de Norte a Sul, do Oiapoque ao Chuí, como a figura mais popular da cultura do Piauí. E no àmbito das suas realizações de escritor bem-sucedido, não deixou de enriquecer enormemente o acervo literário de seu Estado, com o Dicionário Biográfico Escritores Piauienses de Todos os Tempos, que, por sinal, abriu-me as portas do mundo encantado da literatura piauiense e levou-me a ser um leitor assíduo e estudioso dos valores maiores das letras da terra de Mafrense.
Não obstante, o seu trabalho, como dicionarista brilhante, vem também se destacando no seu Estado, no campo didático pedagógico, com a obra Literatura Piauiense para Estudantes, já em 7ª edição, que passa a ser um livro de referência obrigatória, no que há de melhor para um conhecimento sólido, analítico e metodológico da literatura piauiense.
Portanto, a verve fecunda de Adrião Neto não pára, pois lança agora, no limiar do novo milênio, mais um livro, o romance infanto-juvenil Eterna Aliança, de indispensável valor ético-histórico-nativista, para os estudantes, professores e educadores de todos os graus e níveis. Do livro promana uma arquitetura verbal bem planejada, onde o autor hauriu do solo piauiense, da paisagem arrebatadora das praias de Atalaia, Coqueiro e de Itaqui, esplêndido santuário ecológico de Amarração, hoje Luís Correia, a seiva alquímica da gesta indigianista, em odes de bravura do canto guerreiro da taba dos Tremembés.
E por justo merecimento, Adrião Neto acaba de receber o título de Cidadão Teresinense, como reconhecimento público à sua relevante contribuição ao desenvolvimento cultural do Piauí e do Brasil.
Assim é a trajetória luminosa de Adrião Neto, um escritor predestinado, plantador de sonhos e esperanças. Um alquimista da palavra e do verbo.
Moura Lima - Escritor tocantinense, autor de várias obras. Membro da Academia Tocantinense de Letras, do Instituto Histórico e Geográfico, e do Conselho de Cultura do Tocantins.