DICIONÁRIO BIOBLIBLIOGRÁFICO DE ESCRITORES
BRASILEIROS CONTEMPORÂNEOS
José Ribamar Garcia (*)
Eis o "DICIONÁRIO BIOBIBLIOGRÁFICO DE ESCRITORES BRASILEIROS CONTEMPORÂNEOS", organizado por esse infatigável e dinàmico Adrião Neto, e editado por "Edições Geração 70". São 384 páginas, com dados biográficos e bibliografia de quase seiscentos escritores nacionais. Gente de todos os quadrantes . Só do Piauí são 151 autores.
Obra de fólego - e de gosto - para não se botar defeito. De suma importància, principalmente, aos que se dedicam à Literatura e à pesquisa, elaborado com zelo e paciência , características desse pesquisador que é Adrião Neto.
Como bom piauiense, ele não perdeu a oportunidade de encaixar no livro algumas das belezas naturais do Estado. Pois é, cada um fala do Piauí como pode, ensina o humorista João Cláudio. E Adrião fala pelo talento, divulgando fatos, coisas e gente da terra.
Na capa, contracapa e nas orelhas vêm fotografias dos Parques Nacional da Capivara e de Sete Cidades, sítios arqueológicos tutelados pela UNESCO como Património Histórico da Humanidade. Também do Delta do Parnaíba, fenómeno de indescritível beleza, único nas Américas e um dos três do mundo.
Abre o livro com o cometário feito pelo governador Francisco de Assis de Moraes Souza, carinhosamente chamado de Mão-Santa, sobre os fenómenos geográficos acima citados. E traz ainda o prefácio da escritora Cléa Rezende Neves de Melo, a rainha do lirismo.
Obra de relevància à cultura em geral, e à s Letras em particular. Portanto, de leitura indispensável.
Parabéns, Adrião Neto.
José Ribamar Garcia - Jornalista, cronista, contista e romancista. Membro da UBE/PI e de outras entidades culturais. Autor de várias obras.