LEITORES E LEITORES
Sou meio que um leitor compulsivo: qualquer momento de ócio é motivo para uma leitura. Eu leio em qualquer lugar: na sala, no banheiro, no ónibus, no trabalho, na fila do supermercado, em qualquer lugar em que tenha que ficar espererando. Ah! Como é gostoso ler!
Todavia, não leio tudo que cai nas minhas mãos não! Tenho preferência por certos estilos e autores. Não gosto de romances de mistério. Há autor que mexe tanto comigo que já li praticamente todas as suas obras. D. H. Lawrece e Stendhal são os que mais me fascinam. Em contrapartida, não gosto de Sidney Sheldon, Harold Hobbins entre outros do gênero.
Prefiro uma obra trabalhada, onde o autor não pensou nos seus leitores e nem mesmo no retorno financeiro de seu trabalho; prefiro obras em que o autor depositou tudo de si, arriscou sem se preocupar com as convenções sociais.
Hoje em dia a gente vai à livraria e encontra livros para todos os gostos; mas há livros que são tão distituídos de conteúdo que nem como diversão prestam.
O acesso aos livros está ficando cada vez mais fácil, contudo é preciso sabermos ser leitores. E infelizmente estes ainda são uma grande minoria.
|