Usina de Letras
Usina de Letras
19 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 


Artigos ( 63367 )
Cartas ( 21354)
Contos (13305)
Cordel (10362)
Crônicas (22582)
Discursos (3250)
Ensaios - (10728)
Erótico (13599)
Frases (51892)
Humor (20199)
Infantil (5634)
Infanto Juvenil (4975)
Letras de Música (5465)
Peça de Teatro (1387)
Poesias (141355)
Redação (3368)
Roteiro de Filme ou Novela (1065)
Teses / Monologos (2442)
Textos Jurídicos (1969)
Textos Religiosos/Sermões (6378)

 

LEGENDAS
( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )
( ! )- Texto com Comentários

 

Nossa Proposta
Nota Legal
Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
cronicas-->DIFERENÇA ENTRE SUBSTANTIVO E ADJETIVO -- 26/05/2004 - 19:16 (JAQUELINE ALENCASTRO) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Ontem enquanto estava no trànsito resolvi ligar o "santo" rádio do meu carro, o mesmo estava sintonizado em uma rádio que não costumo ouvir com frequência, mas a mensagem que estava a passar na programação me chamou muito a atenção e resovi permanecer na mesma sintonia.
Foi engraçado quando o locutor (o qual não me recordo o nome) relatou sobre a diferença entre substantivo e adjetivo, logo pensei em mudar de sintonia, pois cheguei a pensar que fosse algo relacionado com a língua portuguesa rsss, mas achei errado, o título relacionava-se a uma mensagem de reflexão sobre a vida.
A mensagem relaciona-se quanto a diferença entre viver e os atributos do ser humano em vida e morte.
O locutor inicia a mensagem nos perguntando o que é substantivo?
E nos responde que substantivo é viver.
O que é adjetivo?
- O adjetivo é ser útil, compreensivo, solidário...
Hoje em dia as pessoas esquecem os adjetivos e se apegam muito ao substantivo. Como por exemplo, quando uma pessoa querida morre, o que ficou desta pessoa????? - É simples, porém difícil na realidade para muitos... o substantivo não mais podemos ter conosco, por isso lembraremos dos adjetivos, como o quanto a pessoa era carinhosa, sua dedicação, atitudes, força,...
O modo como articulamos o substantivo pode ser modificado sem interferirmos nos adjetivos das outras pessoas, já os adjetivos quando modificados podem causar sérios danos.
As pessoas ao pensarem somente no substantivo, ocultam o adjetivo, tornando-se pessoas egoístas, egocêntricas... quando partimos do adjetivo acabamos compartilhando e aprendendo esses atributos, nos tornando assim, sem sombra de dúvida pessoas melhores.
Através dessa análise, sintetizada da mensagem original, consegui ver com outros olhos a questão sobre as linhas da vida, aquela linha que percorremos a cada existência vivida, desde nossa concepção. Pode parecer, para muitos, um pensamento desconexo, mas ao chegar a esta conclusão parti do pressuposto de que a partir do nascimento já vamos adquirindo parte dos adjetivos, e é através destes que damos um rumo (certo ou incerto) ao substantivo.




JACK.ALENCASTRO@BOL.COM.BR




Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui