O Rio Paraná tem águas correntes, estas vão parar no Oceano Atlàntico, e essas passam pela cidade de Paulicéia, estado de São Paulo, onde o turismo é forte, impulsionado pela pesca esportiva e passeio pelo rio. Sem dúvida nenhuma, é um dos melhores locais para a pesca, seja Tucunaré, seja Tilápia.
Desde tempos à trás, o peixe é o alimento apreciado, mas o Rio está pedindo ajuda, é preciso preservar, conservar, dar condições suficientes para a proliferação de seus peixes. Um dos problemas é a falta da mata ciliar, aquela presente à s margens dos rios, além de conseravar as margens, combate o assoreamento, e as frutíferas dão comida aos peixes. O Rio precisa correr, necessita mandar as suas águas para um ciclo interminável entre o céu e a terra, ou seja, falo da chuva, esta molha a terra, torna-a produtiva, abastece os lençóis freáticos e consequentemente abstece os rios.
Para este ciclo não se quebrar, faz-se necessário uma consciência, na qual proteja o rio, mas ao mesmo tempo dê as devidas condições para a exploração comercial, hoje já existe a exploração de areia e a pesca exportiva, já mencionada acima, mas é peciso dar condições aos pescadores sobreviverem, criando peixes, e isto pode ser feito diretamente no rio, com a formação de pequenas logoas com água renovável.
Quando for viajar, passe por Paulicéia/SP.