Trabalhei como pediatra p´ra lá da Baixada Fluminense no início de minha carreira.
Tenho muitas histórias vergonhosas para contar da saúde deste país, algumas tristes,outras engraçadas .
Lembro uma vez numa noite de plantão por volta das 23 hs ,quando chegou uma criança necessitando de UTI . Imagine UTI na Baixada Fluminense onde descaso para saúde é maior à quela hora da noite, ! Não sei até hoje de quem era maior o sofrimento. Se era o de nós médicos pela impotência da situação ou dos pacientes e seus familiares. Às vezes acho que era o nosso, porque a ignorància leiga deles deixava-os fora da realidade.
Então neste dia saímos com a ambulància do posto, que por acaso neste dia tinha uma disponível, para transferir o paciente para outra cidade da Baixada. A única que tinha uma UTI com vaga e que aceitou receber a pobre da criancinha.
Estávamos na Rodovia Presidente Dutra quando de repente o capó do veículo abriu e subiu, tampando a visão do motorista que, depois de alguns segundos, parou a ambulància sem saber ao certo onde estava parando.Sorte que o movimento de carros era fraco à quela hora e como sempre Deus ajuda, ele parou exatamente no acostamento.. Saiu do carro para fechar o capó ,mas quando empurrou este para baixo ele subiu novamente, repetindo essa operação várias vezes sem obter resultado .Como todo brasileiro sabe improvisar ele tirou seu cinto e afivelou o capó conseguindo fixá-lo e então entrou na ambulància. Porém a danada não só não pegou como apagou todas as luzes .Ficamos à s escuras na estrada. Saímos todos da ambulància para fazer sinal para que os carros desviassem dela. Sorte estarmos todos de branco realçando na escuridão.Mas Deus ajudou mais uma vez e apareceu a policia rodoviária que parou o trànsito e todos, eu , mãe, enfermeira e policial fomos fazer a ambulància pegar no tranco.Triste situação! Depois de vários empurrões ela pegou por um milagre e seguimos nossa viagem. Cheguei tarde da noite no posto e relatei em nosso livro de ocorrência o fato acontecido.
Para minha surpresa no dia seguinte fui colada em disponibilidade pela direção por não "estar satisfeita" com o posto!!! Ainda mais tarde fiquei sabendo que a coitada da ambulància trabalhou vários dias com uma atadura amarrando o capó , mostrando para todos como estava doente nosso sistema de saúde , e que aliás, continua até hoje.
Gente, isto é uma história real!! Aconteceu mesmo !!!