Usina de Letras
Usina de Letras
12 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 


Artigos ( 63400 )
Cartas ( 21355)
Contos (13305)
Cordel (10362)
Crônicas (22582)
Discursos (3250)
Ensaios - (10740)
Erótico (13601)
Frases (51918)
Humor (20205)
Infantil (5638)
Infanto Juvenil (4983)
Letras de Música (5465)
Peça de Teatro (1387)
Poesias (141371)
Redação (3371)
Roteiro de Filme ou Novela (1065)
Teses / Monologos (2443)
Textos Jurídicos (1972)
Textos Religiosos/Sermões (6383)

 

LEGENDAS
( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )
( ! )- Texto com Comentários

 

Nossa Proposta
Nota Legal
Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
cronicas-->cabou-se o verão -- 13/08/2007 - 18:50 (paulino vergetti neto) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Acabou-se o verão

Acabou-se o verão, as águas de março trarão novas ilusões, e os sertanejos misturados aos agrestinos, tomarão um pequenino fólego antes de voltarem a sofrer com o próximo estio. É a política do brinca de viver que eu acho graça.
Político mentiroso devia ser punido com a fome. Quando tivesse bem magro, iria despachar nos seios dos pré-desertos do alto sertão e sentir o que é sofrer com a seca.
Mas não, quase sempre eles mentem e criam o característico carnaval do apadrinhamento e arranjam carros pipas e levam água para matar a sede do corpo do homem.
Quando eu vejo algum político falando sobre violência, criminalidade nas grandes cidades, favelização, lembro-me do velho sertão de onde suas notícias mais fiéis nos chegam através da literatura das secas e duras veredas da vida nos Euclides, nos Guimarães, nos Gracilianos. (Quanta cachorra Baleia morreu de fome tendo a sua frente o oceànico e azulado volume de água do velho rio São Francisco!).
Meu Deus, que trovão terá que estourar próximo aos ouvidos desses seres que administram nosso Estado para fazê-los acordar do marasmo em que vivem? Não queremos que as lágrimas desses irmãos sertanejos, acostumados com os sofrimentos, sejam o único líquido a molhar a terra. Nessa terra só a alma vive encharcada e morna.
Não estou fazendo ladainha nenhuma. Minha reclamação procede. Querem saber mais? Eu nasci, cresci e ainda moro na zona da mata, o que não me impede de pedir pelo sertão para ver o sertanejo feliz. Afinal, é nele que o sol arde mais fortemente e a água é a ilusão mais triste. É lá onde a morte mata mais depressa.






Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui