Usina de Letras
Usina de Letras
24 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 


Artigos ( 62742 )
Cartas ( 21341)
Contos (13287)
Cordel (10462)
Crônicas (22561)
Discursos (3245)
Ensaios - (10531)
Erótico (13585)
Frases (51126)
Humor (20112)
Infantil (5540)
Infanto Juvenil (4863)
Letras de Música (5465)
Peça de Teatro (1379)
Poesias (141061)
Redação (3339)
Roteiro de Filme ou Novela (1064)
Teses / Monologos (2439)
Textos Jurídicos (1964)
Textos Religiosos/Sermões (6293)

 

LEGENDAS
( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )
( ! )- Texto com Comentários

 

Nossa Proposta
Nota Legal
Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
cronicas-->DESABAFO (*) -- 04/02/2010 - 23:25 (JOSÉ RICARDO ZANI ) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos



Quer saber? Ando cheio da internet e de certas mensagens que chegam todos os dias. Mesmo assim, hoje me conectei e enviei um e-mail a todos os meus contatos. “Pessoal, estarei viajando. Enquanto isso, espero que não repassem mensagens diariamente”.

O que eu gostaria, na verdade, é que parassem de mandar todos esses e-mails que discutem problemas e assuntos desagradáveis. É o esquema do careca, o dinheiro na cueca. Nas meias um pacote, na praça outro calote. Muito assalto no sinal, tá em cacos o hospital. Outro imposto disfarçado, mais pedágio escancarado. Uma farsa no Senado, combustível batizado. Postos cartelizando, operadora roubando. Bandido em liberdade, nossa casa atrás da grade...

Peraí, minha cabeça não é arquivo de delegacia! E tem mais, alguns e-mails são atrevidos, questionam as pessoas que não se mobilizam em defesa do cidadão, do contribuinte, do consumidor e sei lá o que mais. Pô, o que eu ganho prá fazer papel de promotor, defensor, delegado e ouvidor? E querem que eu saia da minha rotina para brigar contra o que está errado há 500 anos!

Leio esses e-mails e me pergunto: “E o kiko? O que é que eu tenho a ver com esse monte de problemas? Tem tanta gente prá resolver essas coisas, por que tenho eu de esquentar a cabeça?”

Tudo bem, sei que tem esculhambação demais no país, mas dá um tempo. Pensa bem. É verão, carnaval chegando e uma novela estreando. Quero pensar em coisas agradáveis, cara. Sou filho de Deus, quero um pouco de sossego. Não consegui derrubar o treinador do meu time e querem que eu ajude a derrubar um governante safado. Tem dó. Querem que eu perca o show da minha escola de samba prá brigar por escola pública? Vou perder o churrasquinho de domingo prá ler e reenviar e-mails contra corruptos? Acha que estou com cabeça para votação de movimento pela ética aqui e ali? Pô, contento-me com a votação do Big Brother (está sensacional). Por que teria eu de me meter em movimentos por justiça e moralidade? Meus problemas vou resolver com uma mega-sena que vem por aí. Ou com aquela nomeação prá ajeitar minha vida de vez. Nem vem. Me poupem.

*Este é o desabafo imaginário de algum sujeito avesso ao exercício da cidadania... E que tem a triste realidade que bem merece.


Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui