Usina de Letras
Usina de Letras
30 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 


Artigos ( 63536 )
Cartas ( 21356)
Contos (13309)
Cordel (10366)
Crônicas (22590)
Discursos (3250)
Ensaios - (10781)
Erótico (13603)
Frases (52022)
Humor (20213)
Infantil (5661)
Infanto Juvenil (5013)
Letras de Música (5465)
Peça de Teatro (1387)
Poesias (141420)
Redação (3380)
Roteiro de Filme ou Novela (1065)
Teses / Monologos (2445)
Textos Jurídicos (1976)
Textos Religiosos/Sermões (6403)

 

LEGENDAS
( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )
( ! )- Texto com Comentários

 

Nossa Proposta
Nota Legal
Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
cronicas-->LIVRE-EXPRESSÃO -- 15/08/2010 - 09:49 (FERNANDO PELLISOLI) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos

A liberdade de expressão é o direito mais relevante do ser humano. E o artista tem mais necessidade de se expressar ao mundo. Na labuta cotidiana, assimila intensamente a dor e o prazer, metamorfoseando as suas sensações em arte.
A livre-expressão é responsável pelo meu desempenho artístico. É nesta liberdade de criar formas, volumes, cores e símbolos, que eu acredito poder romper barreiras. Libertar-me do passado. Enganar o presente através da imaginação que produz o futuro. A minha possibilidade de fazer novas descobertas, no que tange à arte, é mais real do que àqueles que se submetem aos caprichos das normas tradicionais e convencionais. Não tenho nada contra o artista que prefere valorizar a técnica substancialmente. Mas a minha posição sobre esta questão é bastante transparente: a técnica é consequência de anos de trabalho sério. Jamais uma imposição para que a arte aconteça. Ninguém se transforma em grande pintor por dominar a técnica com perfeição. Um grande poeta pode ser um medíocre versejador. Por conseguinte, um grande versejador pode ser um medíocre poeta. Prefiro ser um bom poeta. A poesia é imprescindível à arte. Não é possível produzir a arte maior sem poetizar a linguagem.
As regras impostas e a preocupação exagerada com a técnica são barreiras intransponíveis à criação artística. Frustra o artista mais arrojado e impetuoso. Poda as suas asas. E quem sofre grandes prejuízos é a criatividade. E a originalidade da obra de arte é assassinada. Por isso, aconselho aos artistas principiantes desvelarem-se ao exercício da livre-expressão. Ele desinibe. Dá segurança e estimula a criatividade, tornando o artista mais intuitivo do que técnico. Consequentemente, a sua obra será mais artística. E a arte mais diversificada e mais rica de conteúdo. Por fim, nos encontraremos com a arte transformadora, libertadora e revolucionária que enriquece o conhecimento humano.


Dos Direitos e Garantias Fundamentais
Capítulo 1

Dos Direitos e Deveres individuais e coletivos.
IX - É livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, independente de censura ou licença.









Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui