A muito tempo, nao sem quando, talvez no início do século passado, queriam chamar o Brasil de Estados Unidos do Brasil. Nao sei qual o motivo, talvez porque os Estados Unidos estava com uma doutrina revolucionária, que é a Liberdade, e seus derivados, e isto na época, era vista como um grande passo da humanidade e naçoes como o Brasil, eram influenciados por estes ideais.
Mas mesmo assim, nao tinha muita lógica colocarmos o nome naquela época de Estados Unidos do Brasil e hoje somos só Brasil mesmo.
Mas hoje quase um, dois séculos após este fato estamos nitidamente nos tornando uma prolongaçao do país norte americano.
A invasão de produtos, tecnologias, a língua nas escolas, música, ou até a mochila ou roupa de marca é ditado e ou vendida por eles aqui. O poder deles sobre nós se estendem as estrelas, pois até nossa economia incerta é ditada por eles. Como devemos gastar, com que gastar, onde devemos cortar ou investir.
Como mencionei acima, a língua é imposta a nós de uma maneira moderna, nao tao igual de tempos atras, como os portugueses, que obrigaram o Brasil Tupi a falar portugues. Mas hoje falam que temos que aprender porque é a língua mais falada no mundo, pode servir na profissão e outras coisas assim, e ate patrocinam o governo em troca do ensino de ingles nas escolas. É um jeito de tirar um pouco da nossa cultura.
Acho que quanto mais o tempo passa, mais eles nos dominam, e sempre acham alguma brecha para dominarem cada vez mais, talvez em questao de um a dois séculos isto aqui é de lá por inteiro.
A mais nova dos EUA sao as privatizaçoes. As privatizaçoes segundo eles, é moderno, sabendo disto os paises mais pobres saem privatizando tudo, até mesmo a água. Estes mesmo países influenciados esquecessem de olhar os efeitos e como os EUA lida com a privatizaçao. Como eles privatizam as empresas? Apenas e com muitas vantagens para compradores MORADORES DE LÁ, ou seja, privatizam apenas tendo como sócios os próprios norte americanos. Aqui nao. Aqui como sempre foi a casa da "MOTHER JOANA", se assim dizendo, as privatizaçoes tem como compradores, qualquer país, EUA, Espanha, Japão, e uma pequena parte para os brasileiros.
Hoje com amigos em frente a uma cervejaria, resolvemos contar quantas garotas "brasileiras" passavam com suas roupas com alguma bandeira dos EUA. Nada mais e nada menos que 32 pessoas em apenas 45 min, e olha que moro em uma cidade do interior.Nenhuma com a bandeira do Brasil estampada em qualquer lugar das roupas. Por que? Nao sei. Isto vai indo de pouco em pouco detalhe em detalhe e daqui a algumas geraçoes acharemos que somos realmente uma prolongaçao dos EUA,parecerá muito normal, e se eles um dia disserem "podemos entrar". Simplesmente nao faremos nada, abriremos a porta , e diremos a "sejam bem vindos e fiquem a vontade pois a casa é sua".