Sei que meus textos têm alguns, ou até mesmo muitos erros. Mas não consigo aceitar que seu objetivo, que é a transmissão escrita de um pensamento, fique comprometido pela falta de uma pontuação aqui, ou um erro de concordància ali.
Também não vou dizer aqui, que eles devem existir sempre. Pois o cuidado em evitá-los tem que ser algo que deve trabalhar no seu inconsciente, enquanto elabora o texto, e no seu consciente, numa revisão após o texto. Não uma revisão chamada "procura erros", mas sim uma revisão do seu texto, das suas idéias, e consequentemente da pontuação, ortografia, concordància, etc., mas com que essa revisão não faça com que você mude e conturbe suas idéias.
Não sei se estou conseguindo me explicar bem, talvez esteja preocupado demais com os erros, já que estou falando tanto deles...
Só quero que fique bem claro, e novamente enfatizo, que não se pode tirar a genialidade do poeta, escurecer a clara idéia do cronista, ou empobrecer a rica obra d´um "escritor qualquer", por conta de uma vírgula, dois pontos ou até, somente um.