Numa galáxia distante e longíngua, um pequeno observador ganha uma biografia à altura. Seu nome é R2-D2, um pequeno andróide que presenciou todas as batalhas contra o Império do mal, regido pelo Imperador Palpatine. Presenciou muito antes, a transformação do senador Palpatine, num Imperador do mal que inclusive, transformou o pequeno Anakin num lorde negro da força. Mas nada disso faz parte do documentário: "R2-D2 - Beneath the Dome".
O documentário apresentado na web em várias partes, fala sobre as desventuras de R2-D2, tratando as tragédias de sua vida familiar.
Desde sua criação numa pacata cidade inglesa, onde era constantemente hostilizado por seu pai, até o estrelato em Star Wars. Passando pela juventude conturbada nas peças da Broadway, e inclusive quando perdeu o papel de Michael Corleone em O Poderoso Chefão, para Al Pacino.
R2-D2 começou a beber, e afundou-se no vício das drogas, apoiado pela horda de mulheres ao seu redor, trabalhou como dublê em filmes de ação, representando latas de lixo, que eram arremessadas no decorrer dos filmes.
O documentário sobre R2-D2, trás entrevistas supostamente sérias com gente do suporte de Francis Ford Copolla, Richard Dreyfuss, Natalie Portman, Ewan MacGregor, Anthony Daniels, seu parceiro C-3PO, e do próprio George Lucas.
Don Bies, um criador de modelos da Industrial Light and Magic, criou este universo de fantasia ao redor de R2-D2. Transportando-o para os anos 60, em: "R2-Experienced?", numa suposta parceria com Jimi Hendrix, e inúmeras outras situações, que no mundo real, satirizam o estilo de vida americano, através de um pequeno andróide chamado: R2-D2.