Usina de Letras
Usina de Letras
22 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 


Artigos ( 63086 )
Cartas ( 21348)
Contos (13299)
Cordel (10354)
Crônicas (22575)
Discursos (3247)
Ensaios - (10630)
Erótico (13586)
Frases (51528)
Humor (20163)
Infantil (5580)
Infanto Juvenil (4924)
Letras de Música (5465)
Peça de Teatro (1386)
Poesias (141235)
Redação (3356)
Roteiro de Filme ou Novela (1065)
Teses / Monologos (2441)
Textos Jurídicos (1965)
Textos Religiosos/Sermões (6341)

 

LEGENDAS
( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )
( ! )- Texto com Comentários

 

Nossa Proposta
Nota Legal
Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
cronicas-->INVERSÃO DE VALORES -- 15/04/2002 - 12:02 (António Torre da Guia) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos

---- A evidência está em altar e foi-se implantando subreptíciamente no decurso dos últimos trinta anos: o valor intelectual dos indivíduos deixou de passar a pente fino e hoje em dia qualquer habilidoso piolho sobrevive à catação. A mim, tão só, um única interrogação se me põe: por quanto tempo mais o tecido corrupto do intelecto aguentará sem romper? Praza que seja só por si e paradigme os figos: que rompa de pódre!

---- A inversão de valores é insustentável, como qualquer outra semelhante anomalia, inclusivé a dos indivíduos, por exemplo, que andam por aí a fingir que são mulheres ou vice-versa. A história da humanidade relata a desagregação sucessiva de civilizações que se deixaram minar pela inversão intelectual: claro como a água mais límpida!

---- O zénite crítico aflora-se-me, sinto-o no horizonte das sensações. Após o caos o intelecto enformado e válido assumirá a reconstrução e um outro tecido mental se produzirá.

---- Quanto à Usina, Musilene, Tu não careces de escudeiros ou impantes protectores da Tua razão. Tu és o meu próprio lado, esse ente que sabe tomar-nos o braço e não nos ilude com abismos fictícios. Se Padeira de Aljubarrota houve, Tu ocorres-me Forneira do Rio a estorricar os labéus. Mãozinha que Te desse... Tomar-Te-ia um das mãos...

---- Quem tocar em Ti, Mulher, fica a arder!

---- Sobre o quotidiano usinal, não invejo absolutamente nada quem ousa subir pela escada da escondidade. Prefiro dar um coice no monitor e escaqueirá-lo com a irritação. Algumas dezenas de usineiros - que não levei a sério - avisaram-me das técnicas capazes de tudo para humilhar e rebaixar quem quer que fosse. Ainda vou a tempo de poupar os lábios e, aqui, doá-los a um sincero e esclarecido beijinho de amizade à minha Musa Brasuca que, dê tudo de negro, pode contar com este Portuga.

----------------- Torre da Guia ------------------
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui