Usina de Letras
Usina de Letras
85 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 


Artigos ( 62750 )
Cartas ( 21341)
Contos (13287)
Cordel (10462)
Crônicas (22563)
Discursos (3245)
Ensaios - (10531)
Erótico (13585)
Frases (51134)
Humor (20114)
Infantil (5540)
Infanto Juvenil (4863)
Letras de Música (5465)
Peça de Teatro (1379)
Poesias (141065)
Redação (3339)
Roteiro de Filme ou Novela (1064)
Teses / Monologos (2439)
Textos Jurídicos (1964)
Textos Religiosos/Sermões (6296)

 

LEGENDAS
( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )
( ! )- Texto com Comentários

 

Nossa Proposta
Nota Legal
Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
cronicas-->O festejo da Cozinha -- 19/04/2002 - 15:26 (Ingrid Valiengo) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Fico olhando os programas de culinária na tv a cabo. Não dá certo isso. Minha paciência não aguentaria tanto. Mas, olhando fixamente para a receita japonesa sendo feita, lembro da casa dos meus avós Irene e Joaquim.
Na casa deles tem de tudo: flores, frutas, peixes, cachorro. O quintal é um verdadeiro parque de diversões e meu avó é o anfitrião genial. E a comida, só Jesus faz melhor! O almoço de domingo é sempre feriado para o estómago.
"Eu quero voltar para a cozinha. Mais do que isso: eu preciso voltar para as cozinhas da minha vida". Quem disse isso? E é verdade. Tenho que voltar a lambuzar minha mão na massa de pastel, nas brincadeiras na hora de fazer doce.
Mesmo agora, longe da família, as vozes do passado custam a me deixar em paz e quero outra vez sonhar com aquela festa de feriado, com os peixes assados no terraço de casa e com o cheiro de churrasco feito por meu tio Mauro.
Um exagero de comida. Sempre foi assim nas cozinhas da minha vida. Não há gastos menores, só os grandes. A grande fruteira, a enorme quantidade de doce da Tia Iolanda, onde, mesmo com a barriga cheia, levamos um pouco para casa, esperando o dia seguinte.
E, é claro, havia as frases de efeito. Quando sentávamos a mesa na casa dos meus avós, sempre haviam risadas, piadas e festa, muita festa. A mesa comprida, a troca de olhares, as brincadeiras com os novos namorados que apareciam pela primeira vez. Tudo isso fez com que, não só a comida, mas a convivência através dela, pudesse juntar a família inteira.
Não aconselho o almoço sozinho. Se não tiver com quem almoçar, faça um lanche perto da praia ou em um restaurante onde possa se distrair ao ver pessoas passando.
O mais importante de tudo é comer alimentos coloridos, provar sua vida de uma maneira deliciosa e festejar sempre a alegria de uma cozinha.
Comer é preciso, celebrar também!



Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui