Por quem os sinos dobram? Incialmente, eles dobram por você, vítima sem nome da loucura que se espalhou pelos céus da América...Os sinos dobram por você, bombeiro de Nova Iorque, que desapareceu no mar de fumaça, escombros, fogo e poeira da hecatombe das torres gêmeas...
Os sinos tangem por você, menino ou menina, porque seu pai sumiu na voragem daquela tragédia imensa...
Os sinos tocam por você, terrorista de mente varrida e insana, que como um autómato manipulado para a destruição, direcionou os aviões sequestrados para os choques adredemente calculados para causar um desastre maior.
Os sinos bimbalham por você, humanidade, porque naquele dia, um ano atrás, você perdeu a sua referência de conjunto de seres pensantes e passou a ser tida como uma manada de animais bravios.
Os sinos plangente dobram e as cenas captadas pelos cinegrafistas se repetem no vídeo da nossa imaginação, como cenas de um mundo estulto que nós não queremos...
Os sinos dobram, pombos voam estonteados, balões sobem, um réquiem ecoa pelo ar de Nova Iorque...Junto com eles, o nosso imenso desejo de Paz, a nossa prece fervorosa de que o senhor tenha misericórdia de nós.