Usina de Letras
Usina de Letras
13 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 


Artigos ( 63313 )
Cartas ( 21350)
Contos (13303)
Cordel (10362)
Crônicas (22579)
Discursos (3249)
Ensaios - (10706)
Erótico (13595)
Frases (51842)
Humor (20195)
Infantil (5626)
Infanto Juvenil (4965)
Letras de Música (5465)
Peça de Teatro (1387)
Poesias (141340)
Redação (3357)
Roteiro de Filme ou Novela (1065)
Teses / Monologos (2442)
Textos Jurídicos (1968)
Textos Religiosos/Sermões (6366)

 

LEGENDAS
( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )
( ! )- Texto com Comentários

 

Nossa Proposta
Nota Legal
Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
cronicas-->A Seleção de Luxemburgo -- 27/07/2000 - 15:40 (Bernardo M C Silva) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos

O time que temos visto jogar, nessa eliminatória sul-americana, não parece em nada com o que se pode chamar de seleção brasileira. Mesmo ontem, na vitória diante da Argentina. Vitórias como a de ontem reforçam esse novo "estilo" de jogo, no qual se prega que "o que interessa é a vitória". Tenho pensado sobre isso, desde há muito. Vejam só; a partir da nossa derrota na Espanha, em 82, parece que passamos a conviver com um falso dilema: o que é melhor: jogar bem e perder ou jogar mal e vencer? Ora, melhor é, sem dúvidas, jogar bem e ganhar! Só que aquela derrota foi traumática demais. E muitos, até hoje, se apavoram, quando vêem um São Paulo, este sim jogando bem e dando show, perder a decisão da Copa do Brasil... Batem no peito e exclamam: "Viu só? Do que adianta jogar muito e não ganhar nada?"

Acontece, que somos meros torcedores; nossa alegria é (ou deveria ser!) ver a nossa seleção jogar o nosso futebol, que é, indiscutivelmente, o mais técnico do mundo! Não recebemos gratificações nem prêmios por vitórias obtidas; a nossa única recompensa é a satisfação de poder assistir a uma seleção brasileira jogar como tal e, como consequência disso, conseguir, assim, a vaga para a Copa de 2002.

Hoje, é muito mais interessante poder ver alguns times brasileiros jogando (como o São Paulo, o Cruzeiro, o Atlético) do que assistir e torcer (!) pela seleção nacional.

Vencer só por vencer é algo que interessa apenas aos que obtém ganhos com isso: emissoras de tv (e a imprensa como um todo), patrocinadores e, é lógico, aos "atores" envolvidos (os próprios jogadores e membros da comissão técnica).

Para nós, simples e mortais torcedores, a beleza e o fascínio estarão sempre dentro do campo: nas jogadas de efeito, nos "gols de placa"...

Vamos esperar que, ainda nessa eliminatória, a seleção brasileira possa surgir, para entrar em campo e jogar no lugar dessa que aí está; a seleção de Luxemburgo!
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui