Usina de Letras
Usina de Letras
21 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 


Artigos ( 63232 )
Cartas ( 21349)
Contos (13301)
Cordel (10360)
Crônicas (22579)
Discursos (3248)
Ensaios - (10681)
Erótico (13592)
Frases (51756)
Humor (20177)
Infantil (5602)
Infanto Juvenil (4948)
Letras de Música (5465)
Peça de Teatro (1387)
Poesias (141311)
Redação (3357)
Roteiro de Filme ou Novela (1065)
Teses / Monologos (2442)
Textos Jurídicos (1966)
Textos Religiosos/Sermões (6356)

 

LEGENDAS
( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )
( ! )- Texto com Comentários

 

Nossa Proposta
Nota Legal
Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
cronicas-->A CORAGEM -- 10/03/2003 - 12:58 (Clodoaldo Turcato) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos




Um dia desses eu estava em minha casa recebendo a visita de um companheiro muito caro. Depois de anos de espera, finalmente ele viera me visitar. Nessas ocasiões recordamos passado, falamos de tudo, como que para mostrar ao companheiro o quanto aprendemos, enquanto ele esteve ausente. Já se fazia por do sol quando de repente meu companheiro me falou:
_ Sabe companheiro, o cara pra ser homossexual tem que ser muito macho.
Logo imaginei que aquele belo por do sol havia mexido com seus miolos, e o mesmo delirara, falando contradições.
Mas hoje quando lembro daquela tarde vejo que não era delírio do meu amigo. Sem entrar no tema homossexualismo, é coerente afirmar que para assumir tal preferencia sexual em um mundo tão cheio de preconceitos, é preciso ter coragem. E se coragem é coisa de macho, então meu interlocutor não estava de todo errado.
A coragem de assumirmos nossos objetivos, custa muito. A nossa forma mesquinha de ser em situações cruciais nos deturpam e nos fazem ser pequenos. O medo da vida nos transforma em galinhas, quando precisávamos ser águias. O pessimismo nos faz ver um mundo cão, sem perspectivas, saudosista de um tempo que foi muito pior que o de agora.
Os avanços do mundo são parados por uma massa negativa, que não vê que se hoje temos a AIDS, outrora tivemos peste Bubónica, peste negra, fome e morte aos milhões nas portas dos castelos. Veneramos os antigos, sabendo que nossa época é rica em gênios, que descobrem formas novas e grandiosas para melhoria da vida no planeta.
A nossa falta de coragem de enfrentar desafios é tão grande que preenchemos nossa vida com vulgaridades e gastando tempo precioso. É o medo de ver o mundo Belo, de olhar o lado bom das pessoas e acreditar que vamos ser amanhã o que semeamos hoje; e num contexto geral, se existe morte, corrupção, governantes inescrupulosos, e a culpa disso é nossa. Cabe assumir nossa parte dessa culpa. Precisamos olhar par os nossos atos e ter a coragem de Macho para admiti-los.
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui