Ora depreciando com propósito injusto e amesquinhador, ora engrandecendo à s raias do ridículo, como também sob continuada zombaria insultante, escárnio estulto ou amarga mordacidade, a concorrência escrevinhadora degladia-se devorante.
De "pontapé nas costas", sinal de que a corcunda linguística não se vê ao espelho, não falta quem se atreva a catar no chão a pulga que deixou cair para lançá-la com pegajoso descaro na baínha do parceiro.
Em português... A frase entra nos olhos em esplendor pleno de novidade, delicia de prender e absorver com admiração o conteúdo, este então extravasando esplêndido convite à maturação pela sapiência com que inunda o raciocínio do leitor. O olhar baba de apetite absorvente... Enfim! Â
Oh António, que inesquecível foi aprender contigo como se erguem os braços ao céu e depois se abraça uma deliciosa mulher!
Onde fui eu buscar este pedacinho escrito de essencialidade pedagógica?!...
"O estudo que é dado ao aluno deve acompanhar o seu nível de desenvolvimento. Deve-se ter um estudo apurado para saber o que o aluno está apto para aprender, em função da idade física, emocional e de sua realidade sócio-económica. Neste aspecto, o construtivismo trouxe grandes contribuições ao determinar as fases de desenvolvimento cognitivo, colocando o professor no papel de agente auxiliador no processo de aprendizagem e servindo de ferramenta para ele reconhecer e respeitar estas fases.
Na pedagogia tecnicista não há o respeito pela fase ou etapa do desenvolvimento que a criança se encontra. Usa-se o método científico para determinar o que será transmitido, "imposto", pelo educador. Valorização do conhecimento linguístico e lógico-matemático do aprendiz. O conhecimento vem de fora para dentro, não se leva em consideração as experiências anteriores. Corre-se o risco de atropelar a ordem natural dos fatos, desmotivando o aluno a aprender."
Erica Reis
Não faço a mínima ideia de quantos usuários estarão plenamente integrados no ciclo "fiscalizador" uns dos outros. De um desiderato fundamental tenho eu a certeza absoluta: tal e qual em nome de Deus subsistem milhões de fariseus, também na Usina persistem em extrema proporção ineptos figurões em nome da cultura. A Erica Reis se aqui viesse tomar um naquinho de aragem não hesitaria em escapulir-se de imediato para junto das suas maravilhosas criancinhas.
Aqui... O texto merece pergaminho e o verso solicita a honra marmórea. Os mentores da hodierna Atenas aguardam a visita de tão ilustres iluminados para receberem conselho sobre o futuro das pedras no ano 3.000. Dança Zorba... E não venhas cá que ficas mais grego!
Torre da Guia
|