Usina de Letras
Usina de Letras
228 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62152 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10448)

Cronicas (22529)

Discursos (3238)

Ensaios - (10339)

Erótico (13567)

Frases (50554)

Humor (20023)

Infantil (5418)

Infanto Juvenil (4750)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140788)

Redação (3301)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1958)

Textos Religiosos/Sermões (6177)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Textos_Religiosos-->Aborto é pena de morte executada contra inocentes -- 22/02/2007 - 16:37 (Félix Maier) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
«Sim» ao aborto é sinal de uma acentuada mutação cultural, diz episcopado português
Conferência Episcopal Portuguesa lança nota pastoral após referendo do aborto

www.zenit.org

LISBOA, sexta-feira, 16 de fevereiro de 2007 (ZENIT.org).- A Conferência Episcopal Portuguesa (CEP) afirma que o «sim» ao aborto dado no referendo de domingo passado no país «é sinal de uma acentuada mutação cultural».

Os bispos do organismo episcopal reuniram-se em Assembléia extraordinária em Fátima, essa quinta-feira, com motivo do resultado do referendo. Após o encontro difundiram uma nota pastoral.

Segundo a CEP, no contexto do referendo, «manifestou-se uma cultura que não está impregnada de valores éticos fundamentais, que deveriam inspirar o sentido das leis, como é o do caráter inviolável da vida humana, aliás consagrado na nossa Constituição».

Esta mutação cultural tem várias causas, referem os bispos, entre elas «a mediatização globalizada das maneiras de pensar e das correntes de opinião; as lacunas na formação da inteligência, que o sistema educativo não prepara para se interrogar sobre o sentido da vida e as questões primordiais do ser humano».

Citam ainda «o individualismo no uso da liberdade e na busca da verdade, que influencia o conceito e o exercício da consciência pessoal; a relativização dos valores e princípios que afetam a vida das pessoas e da sociedade».

Segundo a Conferência Episcopal, «a nossa missão pastoral, por todos os meios ao nosso alcance, tem de visar este fenómeno da mutação cultural, pois só assim ajudaremos a que os grandes valores éticos continuem presentes na compreensão e no exercício da liberdade».

Os bispos afirmam que os objetivos pastorais a partir de agora são os mesmo de sempre: ajudar as pessoas, esclarecer as consciências, criar condições para evitar o recurso ao aborto, legal ou clandestino.

«A mudança de mentalidade interpela a nossa missão evangelizadora, de modo particular a evangelização dos jovens, das famílias e dos novos dinamismos sociais. Toda a missão da Igreja tem de ser, cada vez mais, pensada para um novo contexto da sociedade. São necessárias criatividade e ousadia, na fidelidade à missão da Igreja e às verdades evangélicas que a norteiam.»

Os bispos enfatizam como missão evangelizadora o esclarecimento das consciências.

«Esta verdade iluminadora das consciências provém de um sadio exercício da razão, no quadro da cultura; é-nos revelada por Deus, que vem ao encontro do ser humano;
é património de uma comunidade, cuja tradição viva é fonte de verdade, enquadrando a dimensão individual da liberdade e da busca da verdade.»

Para os católicos, a verdade revelada, transmitida pela Igreja no quadro de uma tradição viva, é elemento fundamental no esclarecimento das consciências, afirmam.

Os bispos recordam ainda que o fato de o aborto passar a ser legal não o torna moralmente legítimo. «Todo o aborto continua a ser um pecado grave, por não cumprimento do mandamento do Senhor, “não matarás”.»

Às mulheres grávidas que se sintam tentadas a recorrer ao aborto, aos pais dos seus filhos, o organismo episcopal pede que não se precipitem.

«A decisão de abortar é, na maior parte dos casos, tomada em grande solidão e sofrimento. Um filho que, no início, aparece como um problema, revela-se, tantas vezes, como a solução das suas vidas.»

«Tantas mulheres que abortaram sentem, mais tarde, que se pudessem voltar atrás teriam evitado o ato errado. Abram-se com alguém, reflitam, em diálogo, na gravidade da sua decisão», pedem os prelados.

«A luta pela vida, pela dignificação de toda a vida humana, é uma das mais nobres tarefas civilizacionais. Não será o novo contexto legal que nos enfraquecerá no prosseguimento desta luta. A Igreja continuará fiel à sua missão de anúncio do Evangelho da vida em plenitude e de denúncia dos atentados contra a vida», encerra a nota da CEP.



Obs.: Não é só uma "acentuada mutação cultural". É, antes de tudo, uma mutilação cultural, em que o respeito à vida do ser mais frágil e inocente é levado em conta, em que um ser humano é trucidado pelas agulhas dos médicos e jogado na lata de lixo hospitalar. É o fim da ética e da civilização. Não existe diferença entre matar um feto, uma criança ou um adulto. Trata-se de assassinato e ponto final. Autêntica pena de morte (Félix Maier).











Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui