Usina de Letras
Usina de Letras
20 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62275 )

Cartas ( 21334)

Contos (13267)

Cordel (10451)

Cronicas (22539)

Discursos (3239)

Ensaios - (10382)

Erótico (13574)

Frases (50664)

Humor (20039)

Infantil (5454)

Infanto Juvenil (4778)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140817)

Redação (3309)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1961)

Textos Religiosos/Sermões (6206)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
cronicas-->DEVO, NÃO NEGO. PAGO QUANDO QUISER -- 02/06/2003 - 05:10 (Carlos Alcino Valadão Lopes) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
O Sr. José da Silva - um deles - dono de uma pequena loja de conserto de bicicletas, no pé do Morro Sobe-e-Desce-Bobeou-Desaparece, emprega vários meninos da comunidade, ensinando-lhes o ofício e tirando-os da tentação do "ganho fácil". É obvio que essa sua atitude desagrada o pessoal do "movimento", que não vê com bons olhos a escassez de mão-de-obra fácil e barata para ocupar os cargos de "olheiro" e "mula". Não podendo eliminar o problema, "eliminando" o Sr. José; que seria a maneira mais fácil, mas pouco inteligente, já que ele é muito respeitado e querido por todos, o que certamente ocasionaria uma revolta geral no morro; o Chefe da "boca" resolveu encrencá-lo de uma forma mais burocrática e dedurou-o para o INSS.
Quase que imediatamente apareceram três carros pretos e um camburão com seis policiais fortemente armados, para dar cobertura e até usar da força bruta, se preciso fosse, para prender o Sr. José, caso seus 60 anos de idade e 50 quilos de músculos - ou seria melhor minúsculos - tentasse esboçar qualquer reação. Contam às más-línguas que até o Silverinha apareceu por lá para ver se valia à pena, mas foi logo embora.
Não adiantou o José da Silva; que embora pobre era muito bem informado, graças a leitura diária de jornais emprestados pelo Maneco-Jornaleiro; explicar que a utilização dos meninos tinha um objetivo filantrópico. Foi multado, teve o seu estabelecimento fechado e levado preso para a Polícia Federal, onde foi autuado e interrogado.
- Quer dizer que o senhor é um dos responsáveis pelo rombo nos cofres da União? - perguntou o inspetor, fazendo cara de inteligente.
- O senhor deve estar brincando - retrucou o negro ancião não acreditando muito no que estava ouvindo.
- E eu lá sou homem de brincadeiras? O senhor está bastante encrencado e acho melhor ir falando logo quanto dos 153 bilhões é a sua parte do roubo.
- Sonegação, o senhor quer dizer ...
- Ah! Então confessa? Escrivão, prende o homem!
- O senhor não pode me prender porque não cometi crime nenhum. O máximo que pode fazer é me acusar de sonegação e aplicar uma multa, o que ,aliás, já foi injustamente feito pelos fiscais do INSS.
- Metido a sabidinho, "né"? Pois já que não posso prendê-lo, vou entregá-lo a mídia e envergonhá-lo perante todos os seguimentos públicos e financeiros do país.
- Vai começar por onde? - questionou o interrogado, já senhor da situação.
- Vou começar pelas estatais e ex-estatais, ora privatizadas.
- Acho melhor o senhor não fazer isso não.
- E por que não? - perguntou o inquisidor, já "se achando".
- Porque elas estão no topo das maiores devedoras do INSS. Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (R$ 60,8 milhões), a Vale do Rio Doce (R$ 104,7 milhões), a Petrobrás, a Advocacia-Geral da União, a ...
- O senhor deve estar enganado, mas não faz mal, vou denunciá-lo aos Parlamentares.
- Cuidado, pois alguns deles têm empresas que devem juntas, um terço de toda a dívida.
- Pois então vou lhe delatar aos meios de transporte.
- Se for o de ónibus vai ser pior, por que além de deverem muito, têm outras irregularidades graves, como exploração empregatícia e negação da gratuidade das passagens dos sexagenários.
- Aviação?
- Transbrasil (R$ 408,9 milhões) e Varig (R$ 373 milhões).
- Aos Bancos?
- Somente o Banco Central deve R$ 49 milhões, a Caixa Económica Federal (254 milhões), o Banco do Estado de São Paulo (107,2 milhões), o Bradesco (R$ 83,1 milhões), o Banco Itaú (R$ 19.9 milhões, além de R$ 16 milhões da Itaú Seguros) o Unibanco (R$ 15.5 milhões), o....
- Pois irei a Prefeitura - corta o interrogador já desesperado.
- Só a de Campinas, administrada pelo PT, deve R$ 402,8 milhões.
- Então vou me queixar aos políticos???
- A firma do atual ministro do Desenvolvimento, deve mais de 22 milhões, a do líder do PMDB na Càmara deve R$ 4,7 milhões e a de um senador, mais de 7 milhões. E ainda tem mais uns cem devedores.
- Os Partidos Políticos?
- Estão na lista o PT, o PCdoB, o PSB, o PMDB ...
- Chega! Basta! O que é que o senhor está fazendo aqui? Me alugando? Perdendo o meu tempo? Ponha-se já no olho da rua, seu devedor de "peba", seu... seu... sonegador "paia". Rua! Fora! Aonde já se viu, um pobretão de nada no meio de tanta gente ilustre. Vá procurar sua turma o "Zé-Povão".
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui