Usina de Letras
Usina de Letras
67 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62309 )

Cartas ( 21334)

Contos (13268)

Cordel (10451)

Cronicas (22541)

Discursos (3239)

Ensaios - (10398)

Erótico (13576)

Frases (50697)

Humor (20046)

Infantil (5466)

Infanto Juvenil (4789)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140835)

Redação (3311)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1961)

Textos Religiosos/Sermões (6217)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
cronicas-->COISAS DA BUROCRACIA -- 03/06/2003 - 19:12 (Hilton Görresen) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos

Às 15h33m, o secretário-adjunto do rei do pequeno país protocolou o comunicado de guerra do país vizinho. Uma hora mais tarde, o exército inimigo invadiu a fronteira. O encarregado de defesa naquela área cha-mou os assessores e encarregou-os de redigir uma mensagem urgente ao rei. Depois de trocarem idéias por duas horas, e resolverem um pequeno problema( como se escrevia a palavra "assessores", debaixo da linha pon-tilhada para as assinaturas?) finalizaram a mensagem.
Recebida e protocolada, foi encaminhada aos canais competentes. Por azar, um dos ocupantes da linha hierárquica estava de licença-saúde e não haviam resolvido ainda quem seria seu substituto. O funcionário de plantão, chateado por não ter sido escolhido para o preenchimento da vaga, não quis receber a mensagem. Sugeriu, de má vontade, que espe-rassem o regresso do titular.
Quando a mensagem finalmente chegou ao rei, este deu o visto habitual e encaminhou-a ao ministro-chefe, com a seguinte recomendação: veja o que pode fazer. O ministro foi à estante e separou um dos inúmeros ma-nuais de orientação geral do reino - o conhecido OGR. Sabia decor em qual capítulo encontrar a solução da cada assunto, não era à toa que foi nomeado ministro. Ataque do inimigo? Fronteira leste ou oeste? Tempe-ratura úmida ou seca? A mensagem não mencionava esse item. Ordenou que se enviasse um correio urgente, solicitando os dados que faltavam para tomar um decisão correta.
Mandar reforços? - matutou o ministro. É preciso consultar o conselho, que só se reúne às quintas-feiras. A única coisa que póde fazer foi enviar um manual, aconselhando os defensores a seguirem-no com exatidão. Como a situação era de emergência, podiam pular alguns capítulos e irem direto ao 8º, "os direitos e obrigações do inimigo".
À noitinha, chegou à capital do reino um estropiado emissário, único sobrevivente do ataque. Antes de cair mortinho, emitiu verbalmente a seguinte mensagem: se me permitem, excelências, acho que o inimigo nunca leu nosso manual!

Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui