Usina de Letras
Usina de Letras
139 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62182 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10449)

Cronicas (22532)

Discursos (3238)

Ensaios - (10351)

Erótico (13567)

Frases (50584)

Humor (20028)

Infantil (5425)

Infanto Juvenil (4757)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140793)

Redação (3302)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1959)

Textos Religiosos/Sermões (6184)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
cronicas-->SALVE O CEBOLÃO DO POLACO -- 10/06/2003 - 21:12 (Eduardo MAMCASZ) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos

SALVE O CEBOLÃO DO POLACO

Pois Zé...
Estava eu cá, sob o céu de Brasília, manhã de Domingo, sol de calango, mexendo nos meus " cebolões " .
Pois Zé...
Fui NA Vitrola, 45 rotações, agulha, no sovaco o pano de feltro, bem limpo.
Entrei no Banquete dos Mendigos, do Macalé.
Bebi à gota d´água da Simone.
Babei no What a Wonderfull (naquele tempo) world do Armstrong.
Pois Zé...
Ordens, sempre mui severas, da Dona Florzinha.
-Limpe tudo !!!
Daí me cutuquei a coçar minhas melecas e melenas e associar meus cebolões aos meus velhos amigos e velhas amigas...
Sem ofensa, mas abe como é que é.
Domingo de manhã, Brasília, solzinho de calango, caipirinha, carne de sol ao forno.
Você sabe, né seu Zé?
Então, mexi num 33 rotações...
Tá certo, Zé, não é do seu tempo.
Que nem a fita da máquina de escrever.
Muito menos o papel carbono.
Estêncil, que foi isso?
Mama´s and Papa´s.
Qué isso, seu Zé?
E a Florzinha, sempre mui digna:
- Já falei prá jogar fora esses seus " cebolões ".
E eu, mui firme, como sempre :
-Não largo meus velhos e minhas velhas amigas de jeito nenhum.
Ao longe ainda ressoa nos meus ouvidos o complemento:
-Não largo porra nenhuma!!!
Pois Zé...
 Jimi, os Pretenders. os Comodores, os Five Jack, os Pigs on the Wing - qué isso, Zé - coisas do Pink.
 Quem?
 O Floyd.
Mexi ainda com o Simon, abraçadinho com o Garfunkel. E com o Pelvis in the Ghetto. E cantei enquanto coçava meus " cebolões" :
- It´s now ,or never, kiss me, my darling, tomorrow não vou tá a fim.
Daí pulei pros Titãs ( Jesus não tem dentes no País dos Banguelas).Porra, que porrada. O Arnaldo Antunes ainda era um nem- neim.
Peloamódideus, genti...
Escreva prá Florzinha ( cleidedeoliveira@terra.com.br) prá ela não me obrigá a uma mau-dade dessa.Eu me livrar do Bolachão é o mesmo que me livrar de você. Enterrar the Dark side of the moon, do Pink, nem que fróid. Rita Pavone cantando, em alemão, komm doch wieder mal nach rom.
...?
Sei lá, Zé!
E o Cat.
-Qual?
-O Stevens.
Cantando The Wind.
-Joga logo fora tudo isso!!!
E a Tina, let´s stay together, aí é briga, na certa, são dois prá lá, um prá cá.
E o Neil Young, quando conheci a Florzinha, naquela cama de viúva, altos drinks e, na vitrola, California Sunset...
-É. seu Zé !!!
- É o que?
- Nada, não.

Parti pro diálogo, grupo de trabalho, coisa e tal. Joguei fora o Crosby, o Stills, o Nash, e até o Young, sem contar o Deep Purple.,o New Order, o Zeppelin, os Street Rats, James Brown, The Animals, The Who, Nina Simone, Barry White, Colosseun, Jack Bruce, Billy Paul, Ginger Baker, Stevie Wonder, Jon and Vangelis,a trilha sonoroa do Sunshine, Frank Zappa, Otis Redding, Carole King, James Taylor, tudo bem,.nunca gostei mesmo desses dois.
Abri mão da Dionne Warwick - menos da faixa A-4, Hey Jude, de jeito nenhum. Ray Charles, tudo bem, menos o I can´t stop of loving you... também não tem diálogo no disco do Dancin´days, lado B, faixa 1 - Macho Man, Village People, não tó certo, Seu Zé?
Digo o mesmo com o disco do Santana, 1971, Disco é Cultura, Columbia, lado 1- a Batuka. Tem ainda o lado 2-A - Richie Havens, A Little Help from my friends, se for com o Joe Cooker, então, é briga mesmo.
Com o cebolão Let It Be, os quatro na capa, acabo sozinho se for preciso...
Pretenders, Only You, não abro a mão mesmo!!!
El condor Pasa, com Paul Simon, de jeito maneira.
O discão do Pink Floyd , aquele com a vaca na capa, nem que ela tussa.

O Queen, A Nifht at the Opera, faixa B-2, Love of my Live, má nem pensá...

O Queen, alive, God Save the Queen, nem pensar.
Tó certo, seu Zé?
No mesmo lado, Live Magic, Friends Will Be Friends, não tem, conversa.
E o Richard Clayderman, tudo bem, só a faixa A-4, Tema de Lara, aí é um assunto muito do pessoal.
Agora, o Calix Bento, do Tavinho, com o old Milton, nem pensar, né seu Zé?
- E da flor , nasceu Maria, e de Maria o Salvador, oiá, meu Deus...
Fé cega - nem pensar :
-Agora não pergunto mais prá onde vai a estrada...
Quase que foi :

Só uma coisinha final :
Onde estiver escrito " CEBOLÃO " . . . leia " BOLACHÃO ".
- Mande esta corrente à frente.
- Help!!!
- I need somedody.
- Qué isso, Zé?
- (EDUARDO MAMCASZ)


-





Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui