Usina de Letras
Usina de Letras
145 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62186 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10449)

Cronicas (22533)

Discursos (3238)

Ensaios - (10351)

Erótico (13567)

Frases (50586)

Humor (20028)

Infantil (5426)

Infanto Juvenil (4759)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140793)

Redação (3302)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1959)

Textos Religiosos/Sermões (6184)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
cronicas-->Vamos tomar cafe ?!? -- 12/06/2003 - 11:51 (ELIANA DE JESUS BUENO) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Estava sonolenta hoje. Ontem escapei da aula e fui ao cinema. Dormi muito pouco.
Torci pra dar logo a hora do cafezinho ou a hora da Dona Cecilia como costumam dizer aqui na empresa.
O cafe da Dona Cecilia e uma delicia e alem disso espanta o meu sono. Quando traz o cafe, D.Cecilia sempre conversa um pouquinho comigo. Aprendi a gostar de cafe com ela e acho que a gostar dela com o cafe . Bendito cafe . Bendita D.Cecilia, que faz o cafe mais gostoso que ja bebi. Hoje contei a ela sobre a historia dessa bebida. No segundo grau (o ensino medio de hoje) eu fiz um trabalho de tema livre e o meu tema foi o cafe e sua chegada no pais. O cafe veio da regiao de Kaffa ( Etiopia )que deu origem ao nome dessa bebida mundialmente conhecida e apreciada. Alguns chamam-no tambem por rubiacea, apesar de rubiacea ser o nome de uma familia de plantas floriferas nas quais se inclue o cafe . Uma das mais antigas lendas sobre o cafe diz que a bebida foi criada pelo arcanjo Gabriel para restaurar as forças de Maome . Depois de ingeri-la, o fundador do Islamismo tornou-se capaz de derrubar quarenta cavaleiros e conquistar igual número de damas.
O cafe chegou na America Latina pela Guiana Francesa atraves do Governador de Caiena, que havia conseguido um punhado de sementes de um frances.
Em 1727, Francisco de Mello Palheta, a pedido do Governador do Para , foi ate a Guiana Francesa com o proposito solucionar problemas de delimitaçao territorial e trouxe para o Brasil algumas sementes. Antes, o cafe nao entrava no pais em forma de graos para nao poder ser cultivado.O interessante da historia e´ que dizem que o nosso Francisco de Mello Palheta trouxera essas sementes em uma missao secreta que lhe fora incumbida e a questao da delimitaçao seria apenas um pretexto para se conseguir o chamado "ouro negro".
A obtenção dessas sementes, que nos eram proibidas, está envolta em uma aura de romantismo: a esposa do governador daquela regiao, tendo-se apaixonado por Palheta, o teria presenteado, na despedida, com um punhado de sementes de café.
Fico imaginando que esse romance proibido deu muitos frutos, pelo menos de cafe . O Brasil e hoje o maior produtor do mundo. O cafe produziu muita riqueza e tem estimulado muito o desenvolvimento do pais, influenciando tambem nossa cultura, tudo isso graças ao namorico do nosso bendito Palheta. So nao podemos nos esquecer que, por causa, tambem, do cafe , os negros escravos tiveram muitas tristezas devido a escravidao que se prolongou um pouco mais. Alias, sera que a escravidao acabou? Mas isso e uma outra historia.
Quando acabei de contar D.Cecilia apenas sorriu e disse "Essa menina!" . Saiu empurrando seu carrinho com as garrafas de cafe . Achei muito engraçado. Ela sempre me chama: Menina!
Depois de contar toda essa historia ja estava sem sono, mas tomei o cafezinho mesmo assim, pensando sobre a bebida do Arcanjo Gabriel. Quando Maome tomou o cafe nao tornou-se,tambem, capaz de conquistar quarenta mulheres? Seria bom se os rapazes convidassem suas pretendentes pra irem tomar um cafe . Quem sabe o Arcanjo Gabriel nao traz inspiraçao pra consquistar, se nao quarenta, pelo menos uma, como o Francisco Palheta ?! E no caso das mulheres, lembrem-se: Maome tornou-se capaz de derrubar quarenta cavaleiros... talvez, cavalheiros tambem se rendam...
Por falar nisso... hoje e dia dos namorados... acho que vou convidar alguem pra tomar cafe comigo...




Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui