Usina de Letras
Usina de Letras
79 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62208 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10450)

Cronicas (22535)

Discursos (3238)

Ensaios - (10356)

Erótico (13568)

Frases (50604)

Humor (20029)

Infantil (5429)

Infanto Juvenil (4764)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140795)

Redação (3303)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6185)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Contos-->Água viva (Mayin Hayin) -- 11/03/2004 - 17:50 (luciah Rodriguez barros) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Água viva (Mayin Hayin)
Desde os tempos remotos que a humanidade imputou grande importância a água. Líquido precioso e valoroso em todas as civilizações e, quem sabe no futuro bem próximo moeda que valerá ouro!
Na profecia de Ezequiel está assim escrito “Onde o rio chegar , todos os animais que ali se movem poderão viver. Haverá então peixes em quantidade, pois ali desembocam as águas que trazem saúde; e haverá vida onde chegar o rio”
O Antigo Testamento ainda refere-se das águas do mar , do rio e do poço, esse última referência, como o local em que as famílias se encontravam para conversar e apanhar água para beber, para lavar, para utilizar com os seus animais; esse líquido,tão essencial à vida, serviu de poder, uniu e destruiu tribos no passado fez surgir cidades ... Jericó, conhecida como cidade das palmeiras,era rica em poços de água. Localizava-se a 25 Km, a Nordeste de Jerusalém, tendo como proprietários a tribos de Benjamin.
Conta-se que os israelitas se instalaram nela depois de restaurada de Canaã e, com a visita do profeta Elizeu , cidade teve as suas águas purificadas . Deus quis abençoar Isaac com água e ele prosperou em suas terras nasceram águas torrentes e conquistou rebanhos de ovelhas, de gados e empregados fiéis. Mas os bens adquiridos serviram para despertar a inveja dos filhos da Palestina (Abimelec)e essa lhes causou sérios conflitos. Os palestinos entupiram todos os poços que os serviçais de seu pai , Abraão, tinham aberto. As disputas sobre propriedade de poços foram muitas vezes resolvidas pela espada, e, no entanto, eles eram tidos como símbolo de aliança com o povo, como foi o “poço de Agar”, “o poço de Berzabé” e o de “Jacó”; lugar onde Jesus instruiu a samaritana. Outra fonte importantíssima é o lago de Genesaré, também conhecido por “Mar da Galiléia”; foi nele que Jesus operou a pesca milagrosa.
Na Antiguidade eram construídos poços de forma cilíndrica, geralmente abertos de modo manual com ferramentas semelhantes à pá e à picareta. Mais tarde, com o advento da pólvora , material explosivo, era comum utilizá -la para se fazer o rompimento da rocha matriz. Hoje, esse procedimento não é aconselhável, pois modernas técnicas são utilizadas para executar a tarefa. Com o uso do sarilho, cilindro disposto horizontalmente, e no qual se enrola corda, cabo ou corrente de um aparelho de levantar pesos, a atividade passou a exigir a presença de dois profissionais competentes para se evitar acidentes de trabalho. Porque a tarefa feita em dupla é sempre supervisionada por alguém , no caso, o empregado que se encontra no fundo da escavação fazendo as manobras necessárias e precisas. Como a atividade requer atenção, a ingestão de bebida alcoólica e a jornada de trabalho muito longa são prejudiciais. O uso de capacete, a colocação de uma tábua de proteção para proteger o operário que está no fundo da escavação, são também outras medidas eficazes para um bom desempenho do serviço.
Entretanto, muitas são as denominações que o poço recebe. Nas regiões rurais onde os agricultores necessitam de maior quantidade de água para o plantio, dar de beber aos animais e o uso próprio são cavados , manualmente ou não, em áreas sedimentares, poços conhecidos como cacimbas, cacimbãos, cisternas que recebem água de chuva e os poços “caipiras”, tão utilizados no interior.. Depois de abertos os poços, eles devem conter uma proteção de tijolos, iniciada no fundo da escavação e terminada acima do nível do terreno, que ainda deve ter ao seu redor o solo cimentado. Medidas que impedem a entrada de águas contaminadas da superfície externa ou mesmo a queda de animais e objetos dentro do poço , contaminando, toda a água ; isso evitando que ele passe a ser chamado o poço de “água de contenda”, como aconteceu no tempo dos profetas.. Fazer a análise da água é outra medida importante para que o poço funcione corretamente. Alguns, depois de tempos de bombeamento, começam a produzir água contaminada, capturada de locais afetados pela presença de bactérias e resíduos químicos, provenientes de sumidouros sanitários, poluentes químicos, detergentes, arsênio, nitrogênio. Ou ainda de lixo doméstico e lixões a céu aberto, descarga de fossas,partículas lançadas na atmosfera,pelas indústrias e veículos contaminando assim as águas em locais urbanos. Contudo, em áreas rurais, onde a agricultura se utiliza de produtos tóxicos como inseticidas, herbicidas e adubos químicos , o lençol aqüífero pode correr o risco de contaminação. O flúor é originado de siderurgia, fundições, fabricação de alumínio, louças, esmaltados, vidro, teflon, outros.
Já foi utilizado como propelente de aerosol, material que agride a camada de ozônio.Hoje se sabe que o flúor em pequena quantidade é benéfico ao organismo. O teor aceito pela OMS(Organização Mundial da Saúde) para o uso em água potável é de 0,7 a 1,2 mg/l, segundo as médias de temperaturas anuais de 18ºC = 1,2mg/l. O flúor é originado de siderurgia, fundições, fabricação de alumínio, louças, esmaltados, vidro, teflon, outros.
Já foi utilizado como propelente de aerosol, material que agride a camada de ozônio. Hoje se sabe que o flúor em pequena quantidade é benéfico ao organismo. O flúor em pequena quantidade nas águas ajudam a evitar a cárie., enquanto que grande quantidade dele na água, acomete o indivíduo da Fluorose na estrutura óssea e dentária.
Tratamento de Poços e Cacimbas (denominação no nordeste do Brasil)
Com a supervisão de um técnico habilitado obtenha 1 garrafa plástica de 1,5 litros (dessas de refrigerantes) e 1 esponja de lavar pratos, sem uso e faça um clorador conforme descrito a seguir:
Normalmente a garrafa de Hipoclorito de Sódio é reabastecida a cada 7 dias, mas pode variar em função do volume de água da cacimba. Atenção: Mantenha esse dosador longe do alcance das crianças.
Desinfecção de Águas Correntes de Fontes (Águas Límpidas)
É necessário um dispositivo dosador, conhecido como "pinga-pinga", que pode ser construído usando 1 bombona (garrafão plástico) com capacidade de 50 litros e com 1 torneira plástica na sua base (dosador).
Sob a supervisão de um técnico habilitado, coloque 45 litros de água e 5 litros de Hipoclorito de Sódio ou 25 litros de água com 25 litros de Água Sanitária. A solução obtida em torno de 1% de cloro ativo é denominada solução clorada e ficará pingando na nascente da água. A quantidade de cloro que deve permanecer na água até a sua utilização final é conhecida como "cloro residual" e deve ser controlada para ficar numa concentração de 0,2 a 0,5 ppm (parte por milhão).
Para verificar se a concentração do cloro está compatível como desejado, deve-se escolher a torneira mais distante da nascente (dentro das residências) e aplicar o método simplificado de controle. Feito isso, abrir ou fechar mais o dosador (pinga-pinga) até atingir o teor de cloro residual desejado.
Controle do Teor do Cloro Residual
O controle do teor do cloro residual nos casos de tratamento de água em nascentes e caixas d água deve ser realizado conforme o seguinte método:
Pegar um copo de água da torneira mais distante da casa e adicionar 1 pitada de iodeto de potássio (encontrado nas farmácias de manipulação), 5 gotas de vinagre (de preferência branco) e 1 pitada de amido de milho (maisena). Agitar. Observar a cor da solução:
a. Azul Claro - tem cloro necessário. A água esta tratada.
b. Azul Intenso - tem cloro em demasia.
c. Ausência de Cor - não tem cloro suficiente.
Se você quiser pode adquirir um kit de controle de cloro à venda em casas especializadas no tratamento de piscinas. Já vem com instruções de uso, reagentes e indicações necessárias para o controle da dosagem de cloro.
Atenção
Na impossibilidade do uso do Hipoclorito Sódio ou Água Sanitária na desinfecção de águas não tratadas, recomenda-se, como alternativa de desinfecção, que essa água seja previamente fervida durante 5 minutos.
Para limpar sanitários
Intensifica-se o combate à CÓLERA mantendo-se limpas as instalações sanitárias. Na limpeza diária, utilizar solução preparada com 1 copo de Água Sanitária para cada balde de água com capacidade de 10 litros.
Limpeza depois de Inundações
Use Água Sanitária, na proporção de 4 colheres de sopa para cada litro de água, para lavar as paredes, pisos e outras superfícies molhadas pela inundação.

Riscos à Saúde ( medida de segurança)
O Hipoclorito de Sódio e a Água Sanitária podem ser corrosivas a pele e tecidos, principalmente devido ao seu poder oxidante e sua alcalinidade. Por isso, devem ser manuseados com cuidado

Em caso de contato com os olhos, lavá-los em água corrente por 10 a 15 minutos. Se você tiver a sensação de "areia nos olhos", "vista embaçada", procure um oftalmologista; pode ser conjuntivite química.
Em caso de contato com a pele, lavá-la em água corrente por 10 a 15 minutos. Se você tem a pele sensível a produtos de limpeza, use luvas ao mexer com o produto, porque ele pode causar vermelhidão, alergia e até queimadura. Caso isso aconteça, procure um dermatologista.
Em caso de ingestão do produto, não provoque vômitos. Tome gelatina líquida ou clara de ovo, e procure um médico.
Em caso de inalação do produto em ambiente fechado, saia do local imediatamente e se você sentir falta de ar, mal estar, procure um médico.

Ao comprar a Água Sanitária para desinfecção, leia atentamente a rotulagem, que deve conter os seguintes dizeres:
o Registro no Ministério da Saúde.
o Nome e endereço dó fabricante.
o Nome do produto.
o Data da fabricação.
o Prazo de validade.
Guarde em recipiente fechado e em local ventilado e longe de raios solares e calor.
Nunca misture com vinagre, ácido muriático ou agente de limpeza. Pode haver liberação de gases prejudiciais à saúde.
Não use o Hipoclorito de Sódio direto na pele.
Mantenha longe das crianças e animais domésticos.
Não reutilizar a embalagem.
Texto de Luciah Rodriguez Barros
Fonte: (Tratamento d água) Cloro Sur (revista eletrônica)




Abaixo veja como pode estar presente alguns dos minerais nas águas subterrâneas.
Cálcio
O teor desse mineral nas águas subterrâneas gira em torno de 10 a 100 mg/l. As fontes de cálcio são as rochas calcitas , dolomitas , etc.A calcita CaCo 3 – trata-se do mineral que forma os mármores, importante matéria prima na fabricação do cimento, da cal e corretivo na acidez do solo. A Dolomita CaMg (Co3) também é utilizado para corretivo do solo e usado na fabricação da cal.

Chumbo
Tem sido o responsável por sérios problemas, principalmente a intoxicação. Os canos de chumbo , de solda , de plásticos , de tintas, de pigmentos absorvem grande quantidade desse material que, como tem efeito cumulativo, provoca saturnismo. Os efeito pela intoxicação por esse elemento causa tonturas irritabilidade, dor de cabeça , perda de memória, vômitos, diarréias, etc. O teor máximo de chumbo permitido na água deve ser de 0,05 mg/l.
Veja o que relatou há mais de 20 anos o cientista e filósofo René Dubos:” O problema (Chumbo) é tão bem definido, e envolvido com as causas conhecidas, que se não eliminarmos este crime social, nossa sociedade merecerá todos os desastres, que foram previstos para ela” Amém.
Cloreto
Pode estar presente em teores inferiores a 100mg/l. Forma composto muito solúvel e se enriquece junto do sódio a partir das zonas de recarga das águas subterrâneas. Teores anômalos são indicadores de contaminação geralmente por água do mar e aterros sanitários.

Cobre
A ingestão de altas dose de cobre no organismo pode provocar irritação e corrosão da mucosa, doenças do fígado, dos rins, do sistema venoso e problemas emocionais. Os portadores de doenças de WILSON se ingerirem água contaminada pelo cobre poderão agravar ainda mais a doença. Como o elemento tem efeito cumulativo, o máximo permitido em água de abastecimento público é de 0,5 mg/l.

Sódio
Elemento sempre presente na água, e os minerais fontes de sódio são os feldspatos plagioclásios. Nas águas o seu teor varia entre 0,1 a 1,00 mg/l, sendo que o máximo permitido pela OMS é de 2,00 mg/l.

Potássio
Ocorre em grande quantidade na crosta terrestre e em pequena quantidade nas águas subterrâneas. É fixado pelas argilas e consumido pelos vegetais. Seu teor medido nas águas subterrâneas é inferior a 100 mg/l, porém os valores mais freqüentes oscilam entre 1 e 5 mg/l.


Cadismo
Mineral tóxico que se fixa acumula em organismo aquático e pode chegar ao homem através da cadeia alimentar.Aparece nas águas naturais em pequenas concentrações, geralmente em níveis inferiores a 0,00 mg/l. As principais fontes de liberações do cadismo são os combustíveis, os fósseis, os pigmentos, as bactérias, as soldas, os equipamentos eletrônicos, os lubrificantes, os acessórios fotográficos, os defensivos químicos, as refinarias de minério e os tubos galvanizados. Sua ingestão provoca disfunção renal, hipertensão, arteriosclerose, inibição no crescimento, doenças crônicas em idosos e câncer.

MAGNÉSIO -
Possui afinidade pelo cálcio e ocorre em águas subterrâneas em teores de 1 e 40 mg/l. Depois do cálcio é o mineral responsável pela dureza das águas .


MERCÚRIO - empregado em amálgama dentária, e mostrou-se que em 10% dos consultórios dentários apresentam níveis um tanto alto de vapor de mercúrio. A maior exposição desse metal acontecem nas indústrias químicas. A lesão que estabelece no organismo humano, geralmente no cérebro é irreversível. As indústrias que lançam seus resíduos em águas de rios, lagos causam danos para o meio ambiente e para a população. Os peixes que conseguirem sobreviver a poluição e, se pescado e consumido na alimentação podem causar dano à saúde dos consumidores.

NÍQUEL

Geralmente é encontrado em área de mineração. Nos seres humanos, altas doses levam à intoxicação, afetam os nervos, o coração e o sistema respiratório. O seu teor oscila entre 0,1 e 11,0 mg/l e o máximo permitido pela Resolução 20 do CONAMA é de 0,025 mg/l.

@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@
Luciah Rodriguez Barros




Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui