Usina de Letras
Usina de Letras
262 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62073 )

Cartas ( 21333)

Contos (13257)

Cordel (10446)

Cronicas (22535)

Discursos (3237)

Ensaios - (10302)

Erótico (13562)

Frases (50483)

Humor (20016)

Infantil (5407)

Infanto Juvenil (4744)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140761)

Redação (3296)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1958)

Textos Religiosos/Sermões (6163)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->A necessida da Utopia. Por um Brasil Decente -- 28/07/2002 - 11:16 (Quixote de La Mancha) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
(As alianças de Ciro Gomes com os velhos caciques políticos e o pefelê representam a defesa do modelo neoliberal que tantos males causa ao Brasil)



Obs: a imprensa gaúcha é tida como uma das mais reacionárias e antiesquerdistas do País. O Jornal Zero Hora, do grupo RBS - dizem que andou tentanto comprar o Correio Braziliense -, donde um escrevinhador da Usina retirou texto reacionário do jornalista OLAVO DE CARVALHO, é um dos que atacam diuturnamente, sem fundamento, o governador petista Olívio Dutra, que veio pôr a máquina pública riograndense nos eixos; o governo atual do RS controla cada centavo que sai dos cofres públicos, prestando contas sempre ao povo gaúcho



_________________________________



Caros Amigos

Edição brasileira

ano 1 número 9 (outubro de 2000)



A necessidade da utopia



Cada cidadão sente a necessidade urgente -- como uma barreira contra a ressaca neoliberal -- de um contra-projeto global, uma contra-ideologia, um edifício conceitual que se possa contrapor ao modelo atualmente dominante



Ignacio Ramonet*



Um cartaz enfeitou, em janeiro de 1998, as paredes de vários aeroportos europeus: numa paródia às imagens da Revolução Cultural chinesa, mostrava uma fila de pessoas, avançando à frente de uma manifestação, rostos radiosos, empunhando estandartes coloridos, agitados pelo vento, e gritando: "Capitalistas de todos os países, uni-vos!" Para a Forbes, revista dos bilionários norte-americanos, essa foi uma maneira debochada de comemorar os cento e cinqüenta anos de lançamento do Manifesto do Partido Comunista, de Karl Marx e Friedrich Engels.



A arrogância do capital começou com a queda do muro de Berlim e o desaparecimento da União Soviética, num contexto de estupor e de uma ilusão perdida Foi também uma maneira de afirmar, sem medo de ser desmentido (os cartazes não estavam rasgados nem pichados), duas coisas: o comunismo já não mete medo; e o capitalismo passou à ofensiva.

A nova arrogância do capital



Num ano em que se comemoravam não apenas o aniversário desse célebre Manifesto, escrito por dois jovens (Marx tinha 30 anos e Engels, 28!), mas também o da revolução de 1848 (que impôs o sufrágio universal masculino e a abolição da escravatura) e o da revolta de maio de 1968, que reflexões poderia inspirar essa nova arrogância do capital?



Ela começou com a queda do muro de Berlim e o desaparecimento da União Soviética, num contexto de estupor político em que se manifestava o desejo de uma ilusão perdida. As súbitas revelações de todas as conseqüências, no Leste europeu, de décadas de estatização perturbaram os espíritos. Um sistema sem liberdade e sem economia de mercado surgiu em seu absurdo trágico, com seu corolário de injustiças. O pensamento socialista de certa forma sucumbiu, assim como o paradigma do progresso enquanto ideologia que pretende um planejamento absoluto do futuro.



A utopia do pensamento único





O fracasso do comunismo e a implosão do socialismo também arrastaram, por tabela, o desmantela- mento ideológico da direita tradicional À esquerda, aparecem quatro novas convicções que poderiam solapar a esperança de transformar radicalmente a sociedade: nenhum país se pode desenvolver seriamente sem uma economia de mercado; a estatização sistemática dos meios de produção e de comércio acarreta desperdício e penúria; a austeridade a serviço da igualdade não constitui, em si própria, um programa de governo; a liberdade de pensamento e expressão pressupõe, como condição necessária, uma certa liberdade econômica.

O fracasso do comunismo e a implosão do socialismo também arrastaram, por tabela, o desmantelamento ideológico da direita tradicional (que tinha por único suporte doutrinário o anticomunismo) e consagraram como único vencedor do confronto Leste-Oeste o neoliberalismo. Com sua dinâmica freada desde o início do século, este vê desaparecerem seus principais adversários e passa a exibir-se, em escala planetária, com energia decuplicada. Sonha impor a sua concepção do mundo, a sua própria utopia, enquanto pensamento único, a toda a Terra.



A negação do Estado e da cidadania



Essa tarefa de conquista chama-se globalização, e resulta da interdependência, cada vez maior, das economias de todos os países, através da liberdade absoluta de circulação dos capitais, da supressão das barreiras alfandegárias e de regulamentações, e pela intensificação do comércio e do livre mercado, incentivados pelo Banco Mundial (Bird), pelo Fundo Monetário Internacional (FMI), pela Organização de Cooperação e Desenvolvimento Econômicos (OCDE) e pela Organização Mundial do Comércio (OMC).





A globalização resulta da interdepen- dência, cada vez maior, das economias de todos os países, através da liberdade absoluta de circulação dos capitais Estabelece-se uma desconexão entre a economia financeira e a economia real. Enquanto as transações financeiras diárias representam 1,5 trilhão de dólares em escala mundial, apenas 1% desse montante é dirigido à criação de novas riquezas. O resto é de natureza especulativa.

Esse impulso do neoliberalismo se faz acompanhar, mesmo nos países mais desenvolvidos, por uma significativa redução dos atores públicos, a começar pelos parlamentos, assim como por uma devastação do meio ambiente, por uma explosão de desigualdades e pelo retorno maciço à pobreza e ao desemprego. O que representa a negação do Estado moderno e da cidadania.



Colocando o planeta em rede



Também assistimos a uma desconexão radical entre, por um lado, a evolução das novas tecnologias e, por outro, a noção de progresso da sociedade. O avanço da biologia molecular, que data do início da década de 60, associado à potência de matemática que agora permite a informática, mandou para o espaço a estabilidade geral do sistema técnico. Seu controle pelo poder público é cada vez mais difícil. Resultado: os dirigentes políticos se confessam incapazes de medir a ameaça que significa uma tal aceleração das tecnociências. 1 Também aí, eles passam à dependência de especialistas que dirigem, por caminhos obscuros, as decisões governamentais.





Enquanto as transações financeiras diárias representam 1,5 trilhão de dólares, apenas 1% desse montante é dirigido à criação de novas riquezas A revolução informática explodiu a sociedade contemporânea; transtornou a circulação de mercadorias e proporcionou a expansão da economia eletrônica e a globalização. Esta ainda não abalou todos os países do mundo a ponto de transformá-los numa única sociedade, mas tenta convertê-los num modelo único econômico, colocando o planeta em rede. Cria um tipo de vínculo social-liberal totalmente constituído por redes, separando a humanidade em indivíduos isolados um do outro num universo hipertecnológico.

O mundo parece opaco



Conseqüência: as desigualdades se aprofundam. Existem mais de 60 milhões de pobres nos Estados Unidos, o país mais rico do mundo. Mais de 50 milhões de pobres na União Européia, principal potência comercial. Nos Estados Unidos, 1% da população detém 39% da riqueza do país. E, em escala planetária, a fortuna dos 358 indivíduos mais ricos, bilionários em dólar, é superior à renda anual dos 45% mais pobres, ou seja, 2,6 bilhões de pessoas...



A lógica da competitividade foi elevada ao nível de imperativo natural da sociedade. Ela faz perder o sentido de "viver juntos", do "bem comum". Enquanto isso, a distribuição dos lucros da produtividade se faz em benefício do capital e em detrimento do trabalho, o custo da solidariedade é considerado insuportável e o edifício do Estado de bem-estar é implodido. 2





O novo impulso do neoliberalismo se faz acompanhar por uma explosão de desigualdades que representam a negação do Estado moderno e da cidadania Diante da brutalidade e da rapidez de todas essas mudanças, perdem-se as referências, acumulam-se as incertezas, o mundo parece opaco, a história parece fugir de qualquer tipo de análise. Em meio à crise, os cidadãos procuram um sentido para o que Antonio Gramsci definia: "Quando morre o velho e o novo hesita em nascer." Ou, como diria Alexis de Tocqueville, quando "o passado deixa de iluminar o futuro e o espírito caminha nas trevas".

O descrédito das elites e intelectuais



Para inúmeras pessoas, a idéia ultraliberal de que o ocidente está suficientemente amadurecido para viver em condições de liberdade absoluta também é tão utópica -- assim como dogmática -- quanto a ambição revolucionária da igualdade absoluta. Perguntam-se como é possível pensar o futuro. E expressam a necessidade de uma outra utopia, de uma nova racionalização do mundo. Esperam por um tipo de profecia política, uma reflexão sobre um projeto para o futuro, a promessa de uma sociedade reconciliada, em plena harmonia com si própria.



E haveria hoje um espaço, entre as ruínas da União Soviética e os destroços de nossas sociedades desestruturadas pela barbárie neoliberal, para uma nova utopia? A priori, isso parece pouco viável, pois generalizou-se a desconfiança para com os grandes projetos políticos e porque, ao mesmo tempo, se assiste a uma grave crise da representação política, a um enorme descrédito das elites tecnocráticas e da intelectualidade mais famosa, assim como a uma profunda ruptura entre os grandes meios de comunicação e o seu público.



Um contra-projeto global





A revolução informática explodiu a sociedade contemporânea; transtornou a circulação de mercadorias e proporcionou a expansão da globalização Em qualquer tipo de eleição, aumenta o índice de abstenções, assim como voto em branco e nulo. Na França, um em cada três jovens de menos de 25 anos não tem título eleitoral; o número de filiados a partidos políticos não passa de 2% dos eleitores e apenas 8% dos assalariados se filiam a um sindicato. À esquerda, o Partido Socialista praticamente não tem mais quadros egressos das camadas populares; o Partido Comunista, além de perder sua identidade ideológica, praticamente perdeu a identidade sociológica.

E no entanto, muitos cidadãos gostariam de colocar um grão de humanidade na engrenagem bárbara neoliberal; procuram um antecedente responsável, experimentam o desejo da ação coletiva. Gostariam de questionar dirigentes bem definidos, em carne e osso, a quem pudessem repassar suas críticas, suas preocupações, suas angústias e sua confusão, na medida em que o poder se tornou em grande parte abstrato, invisível, distante e impessoal. Ainda gostariam de acreditar que existem respostas na política, justamente quando a política tem cada vez maior dificuldade em dar respostas simples e claras aos problemas complexos da sociedade. E no entanto, cada cidadão sente a necessidade urgente -- como uma barreira contra a ressaca neoliberal -- de um contra-projeto global, uma contra-ideologia, um edifício conceitual que se possa contrapor ao modelo atualmente dominante.



A ideologia anarco-liberal





Em escala planetária, a fortuna dos 358 indivíduos mais ricos é superior à renda anual dos 45% mais pobres, ou seja, 2,6 bilhões de pessoas... Construir esse projeto não é fácil, pois o ponto de partida é quase tábula rasa, já que as utopias antecedentes, baseadas na idéia do progresso, sucumbiram quase sempre no autoritarismo, na opressão e na manipulação dos espíritos.

Uma vez mais sente-se a necessidade de sonhadores que pensem e de pensadores que sonhem, para sair em busca de um projeto de so-ciedade -- não um projeto amarrado e empacotado -- que permita opinar, analisar e frear, através de uma nova ideologia, a ideologia anarco-liberal.



Reintroduzir a noção do coletivo



Esta fabrica uma sociedade egoísta, priorizando a fragmentação, a divisão. Torna-se indispensável, portanto, reintroduzir a noção de coletivo, pensando no futuro. 3 E, hoje, essa ação coletiva passa por associações, como pelos partidos e sindicatos. Durante os últimos anos, aliás, assistiu-se, na França, a uma multiplicação dessas entidades, desde grupos de moradores numa luta específica de seu bairro às associações contra o desemprego, passando pelas sucursais locais de ONGs internacionais, como Greenpeace, Anistia Internacional, Médicos do Mundo ou Transparência.



Entre outras, os partidos têm duas características desabonadoras: são genéricos (pretendem resolver todos os problemas da sociedade) e locais (seu perímetro de intervenção termina na fronteira do país). Já as associações têm, por seu lado, dois atributos simétricos e inversos aos dos partidos: são temáticas (voltadas para um único problema da sociedade: desemprego, habitação, meio ambiente etc.) e além-fronteiras (sua área de intervenção estende-se por todo o planeta). 4



Um vínculo fundamental





Em meio à crise, os cidadãos procuram um sentido para o que Antonio Gramsci definia: "Quando morre o velho e o novo hesita em nascer..." Na década de 80, esses dois tipos de militância (global e de urgência, com um objetivo preciso) às vezes se estranharam. Porém parece anunciar-se um movimento de convergência. Sua junção é indispensável. Constitui uma das equações a ser superadas para se restaurar a política. Pois se é fato que as associações nascem de baixo, como testemunhas da riqueza da socie-dade civil, e preenchem as deficiências do sindicalismo e dos partidos, também não passam, às vezes, de meros grupos de pressão, assim como lhes falta a legitimidade democrática da eleição para alcançar suas reivindicações. Numa hora ou em outra, será a vez do político. Por isso é fundamental que exista o vínculo entre associações e partidos.

Baseando-se numa concepção radical de democracia, essas asso-ciações continuam achando que é possível transformar o mundo. Elas constituem, sem qualquer sombra de dúvida, o embrião da ação política na Europa. Muito provavelmente, como diziam Victor Hugo ("A utopia é a verdade de amanhã") e Lamartine ("As utopias não passam de verdades prematuras"), seus militantes reaparecerão amanhã ou depois, em outros lugares, com outras palavras de ordem, engajados em outras lutas.



Por uma ética do futuro





Mais uma vez, são necessários sonhadores que pensem e pensadores que sonhem, para sair em busca de um projeto de sociedade com uma nova ideologia Para reinstituir as Nações Unidas no lugar que lhes cabe do direito internacional, uma ONU capaz de decidir, de agir e de impor um projeto de paz perpétuo; para adaptar os tribunais internacionais que julgarão crimes contra a humanidade, contra a democracia e contra o bem comum; para proibir a manipulação das massas; para acabar com a discriminação das mulheres; para estabelecer novos direitos de caráter ambiental; para instaurar o princípio do desenvolvimento durável; para proibir a existência de paraísos fiscais; para incentivar uma economia solidária etc.

"Arrisca teus passos por caminhos que ninguém passou; arrisca tua cabeça pensando o que ninguém pensou", dizia uma pichação de maio de 1968 nas paredes do teatro Odéon, em Paris. Se realmente quisermos fundar uma ética do futuro, a atual situação convida ao mesmo tipo de audácia.









Traduzido por Jô Amado.





* Editor de Le Monde Diplomatique. [voltar]



1 Ler "Ravages des technosciences" em Manière de voir nº 38, abril-maio de 1998. [voltar]



2 Cf. Economie sociale et mondialisation de l économie, de Riccardo Petrella, Suco éditeurs, 3680, rue Jeanne-Mance, Montreal, Québec, Canadá. [voltar]



3 Ler, de Pierre Bourdieu, "L essence du neolibéralisme", Le Monde Diplomatique, março de 1998; ler também, do mesmo autor, "Le néo-libéralisme, utopie d une exploitation sans limites", in Contre-feux, ed. Liber-Raison d agir, Paris, 1998. [voltar]



4 Somente os movimentos de educação popular (Ligue de l enseignement, Foyers Léo-Lagrange, Foyers ruraux etc.) têm, como os partidos, uma visão global: a da educação para a cidadania. [voltar]



Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui