Usina de Letras
Usina de Letras
236 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62073 )

Cartas ( 21333)

Contos (13257)

Cordel (10446)

Cronicas (22535)

Discursos (3237)

Ensaios - (10301)

Erótico (13562)

Frases (50480)

Humor (20016)

Infantil (5407)

Infanto Juvenil (4744)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140761)

Redação (3296)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1958)

Textos Religiosos/Sermões (6163)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Roteiro_de_Filme_ou_Novela-->AS ALMAS IGUAIS -- 13/04/2006 - 23:13 (ADELMARIO SAMPAIO) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
AS ALMAS IGUAIS


Deus não separa duas almas iguais...

Nesse momento dramático eu me lembro dele com a ternura do primeiro instante quando me encontrou no caminho, e disse sem mais nem menos:
- Quem é você menina?
- Sou uma menina só – eu respondi e ele partiu, mas deixou comigo a sua voz e a sua saudade ficou fazendo morada no viver dos meus dias...
Outro dia quando ia passando não falamos um com o outro, mas seus olhos encontraram os meus e no silêncio do seu coração perguntou novamente quem eu era, e sem saber porque (também no silêncio do meu), eu disse que era uma menina que vivia só, mas que na minha solidão andava acompanhada de quem era o possuidor dos meus pensamentos...
Então ele me olhou mais uma vez no seu silêncio, e percebi uma chama em seus olhos e vi muito bem o exato momento em que se abriram seus lábios tímidos, e deles ouvi quando as primeiras palavras de fogo que ainda queimam meu coração foram pronunciadas:
- Também sou assim como você... Também tenho alguém que povoa o mesmo espaço dos pés da minha alma, e também faz morada nesse lugar... E andamos juntos porque nossos pés seguem o mesmo destino que nossas almas têm no mesmo endereço...
Havia no silêncio de cada alma o segredo de quem é que o outro se referia...
Não dissemos mais nada... Nem ao menos nos despedimos e caminhamos cada qual para seu caminho... Mas quando o fizemos vimos que andávamos para o mesmo lado, e quando andamos um pouco mais percebemos que nossas almas iam para o mesmo lugar... Então eu perguntei no meu constrangimento aonde ele ia, e ele pronunciou a mesma pergunta no mesmo espaço de tempo. E no instante seguinte (também no mesmo espaço) olhamos um no olho do outro, e rimos o um riso igual, como se um lábio fosse o reflexo do outro no prenúncio do primeiro beijo... Depois calamos a mesma palavra, e calados as asas dos nossos pensamentos caminharam o mesmo caminho, até que vimos anos mais tarde que as nossas almas eram parecidas em tudo. E elas falaram a mesma língua e fizeram os mesmos gestos, e tomaram o mesmo espaço físico do tempo...
A minha dentro da dele e a dele dentro de mim como num gozo celeste...

Mas os anos passam... E a vida passa... E hoje eu o olho aqui deitado... Uma dor e uma alegria ainda povoam meu coração, e quando penso numa, a outra me consola porque nas almas ainda somos um, e os nossos caminhos não podem ser separados porque sabemos mais que ninguém que Deus não separa duas almas iguais...
Há um pouco de desespero à nossa volta... Nossos filhos choram. As noras e netos olham como sem entender o que se passa...
Ouço a sua voz aqui dentro perguntando: “Quem é você, menina?”.
Eu ergo a minha mão devagar pra que ninguém veja meu gesto, e calo a minha voz mais uma vez diante dele, e digo aqui dentro do peito:
“Não meu amado, não posso voltar a ser jamais a menina só que um dia você encontrou no caminho... Irei com você por onde quer que andarem os seus pés, porque a minha alma só caminha pelo teu caminho e meu coração só tem repouso onde estiver o teu.”

Então meu filho mais velho chegou e me abraçou e disse:
- Está na hora, mãe... Não quer tomar um calmante?...
- Não filho – eu respondi. – O que me acalma é lembrar que todos os dias, passados e vindouros, o amor não morre...
Meu filho olhou meu rosto, e parecendo entender sorriu levemente. Vi no seu sorriso o espelho do que falo. E apesar de tudo, mais uma vez meu coração ficou em paz, porque ela só é encontrada no amor...

*
Adelmario Sampaio
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui