Usina de Letras
Usina de Letras
169 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62228 )

Cartas ( 21334)

Contos (13263)

Cordel (10450)

Cronicas (22537)

Discursos (3238)

Ensaios - (10365)

Erótico (13570)

Frases (50625)

Humor (20031)

Infantil (5434)

Infanto Juvenil (4767)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140804)

Redação (3305)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6190)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->Autodiagnose -- 31/12/2000 - 18:37 (IVANILDO PORFÍRIO DA CRUZ) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
AUTODIAGNOSE



Ivanildo Cruz

Com uma série de três crônicas, estamos voltando ao tema autodiagnóstico, editado por DIMENSÃO em agosto/96. Naquela ocasião incentivamos os leitores a se olharem no espelho e verificarem como estavam funcionando seus órgãos. Nossos corpos mudam constantemente, daí a necessidade do auto-exame. Pode inclusive fazer reflexão, meditar num texto sagrado. Quando estiver doente perguntar a si mesmo: Como? Onde? Que fiz para adoecer? Como afirma Shizuko Yamamoto, em "Shiatsu dos Pés Descalços": Este fantástico movimento que governa a Terra e tudo que nela existe, nunca pára de funcionar. Você não pode treinar seu corpo de vez em quando, algumas horas, aqui e ali, e esperar grandes benefícios de esforços esporádicos. Você deve treinar seu corpo diariamente, até o fim da sua vida. "O treinamento deve ser uma parte agradável da sua vida" - insiste. A autora prossegue: "Você deve observar-se cuidadosamente. As extremidades do corpo, como mãos e pés, mostram facilmente muitos sintomas. Os dedos dos pés e das mãos são o início e o fim dos meridianos de fluxo ki (energia) dentro do corpo. É por isso que mostramos este método de autodiagnose." Há relação direta entre as partes externas do corpo com o que ocorre dentro. Por exemplo, notando alguma coisa errada em uma unha, saberá que existe distúrbio interno. Shizuko esclarece: "Se cortar um dedo, o lugar onde você cortou se relaciona com uma parte fraca do seu corpo. O acidente ou machucão é para dar aviso."

Segundo a citada autora, se você não satisfaz aos requisitos abaixo indicados, certamente haverá desequilíbrio em sua vida: 1. Bom Movimento Peristáltico - Você deve ter seus intestinos (que são a raiz da vida) funcionando uma vez por dia. As fezes devem ter coloração marron-claro, levemente para marron-escuro, dependendo do que você come. Quando não flutua no vaso, quer dizer que o alimento não está sendo bem mastigado. O odor não deve ser desagradável. Fezes escuras e com cheiro forte, significa que você está ingerindo excesso de comida animal.

2. Bom Sono - Bom sono significa a capacidade de deitar e dormir imediatamente. Você deve dormir profunda e saudavelmente, sem sonhar. Não há necessidade de dormir muitas horas. Se você não dorme profundamente, o corpo físico tem problemas. Pode haver problemas psicológicos e emocionais e pouca atividade física. 3. Bom Apetite - Shizuko é de opinião que a pessoa de bom apetite come com prazer comida boa e simples - grão integral, como arroz integral, aveia e vegetais como cebola e cenoura e outras verduras. Não é bom comer grande quantidade por um dia ou dois e depois não comer nada. Outras observações secundárias a pessoa pode fazer para entender sua própria condição, tais como verificar a cor da urina (cor de cerveja) e quantas vezes urina por dia (4 a 5 vezes é normal). A mulher pode diagnosticar-se observando seu ciclo menstrual. O ciclo normal vem a cada vinte e oito dias, no tempo da lua cheia ou nova. Fluxo excessivo e longo indica que está comendo muita comida animal.

Shiatsu é uma técnica de massagem, preventiva e curativa, que usa a pressão dos dedos nos pontos de acupuntura, corrigindo o fluxo de energia no corpo do paciente.

16/6/00

Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui