Usina de Letras
Usina de Letras
151 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62220 )

Cartas ( 21334)

Contos (13263)

Cordel (10450)

Cronicas (22535)

Discursos (3238)

Ensaios - (10363)

Erótico (13569)

Frases (50616)

Humor (20031)

Infantil (5431)

Infanto Juvenil (4767)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140801)

Redação (3305)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6189)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Contos-->Páscoas da Memória -- 08/04/2004 - 08:31 (António Torre da Guia) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Memória... Imagem... Movimento... Música...




















      




1. - Pró que nasce uma criança?... Em Branau, pequena cidade austríaca, Fevereiro de 1890, aparece Adolfo, filho de Alois Hitler. Quem imaginaria o que iria germinar numa cabecita arredondadamente terna?

2. - Na escola comunal de Leonding, perto de Linz, Adolf Hitler, com dez anos de idade, era um bom aluno. Logo adiante, no ensino liceal, revelar-se-à um estudante medíocre, teimoso, colérico, preguiçoso, que se revoltava contra a mais pequena reprimenda, mas já seguro de um ego ascendente, preponderante sobre os outros...

3. - Em 1923... "É preciso destruir a República"... Tal era o objectivo de Adolfo. No 1º. de Maio uma primeira tentativa gora-se ao nascer. De 7 a 9 de Novembro, acolitado por Ludendorf, o jovem chefe nazi passa decididamente à acção. A propaganda oficial do regime apoderar-se-à mais tarde do ousado acontecimento e glorificará o chanceler... Poderoso no discurso... Tal como no quadro reproduzido, na cerevejaria Bürgerbraukeller, em Munique.

A conspiração inicial não logra êxito e Hitler é preso na fortaleza de Landsberg, onde apenas cumprirá oito meses dos cinco anos a que fora condenado. Presidiário impecável, ei-lo retratado na sua cela, contemplativo, congeminando o futuro, imaginando-se adorado pelos seus seguidores. É atrás das grades que inicia a sua célebre cartilha política "Mein Kampf".

4. - Enfim, senhor do mando, chefe absoluto: "É por ali..." - Há cerca de 60 anos, quando a mais terrífica das guerras terminou, também 60 milhões de pessoas tinham perecido. Apesar do horror no estampado e inesquecível exemplo, os Adolfos desta vida continuam a apontar na mesma direcção... Subreptícios e em nome de todos os nomes... Deus... Cristo... Espécie de Páscoa eterna que incessantemente a Humanidade padece... Mas não esquece.

Torre da Guia = Portus Calle

     



























































































































Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui