Usina de Letras
Usina de Letras
149 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62219 )

Cartas ( 21334)

Contos (13262)

Cordel (10450)

Cronicas (22535)

Discursos (3238)

Ensaios - (10362)

Erótico (13569)

Frases (50612)

Humor (20031)

Infantil (5431)

Infanto Juvenil (4767)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140800)

Redação (3305)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6189)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->Aos Alunos do Colégio Modelo pt. ll -- 30/07/2002 - 21:02 (Josei Fernandes Pereira) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
À,

Todos que puderem ter a oportunidade de absorver o ideal desta carta. Pt. II



Da última vez que escrevi, terminei minha opinião com um trecho de uma música da banda chamada Legião Urbana, a música se chama “Geração Coca-Cola”. Pois bem, desta vez iniciarei esta com um outro trecho desta mesma maravilhosa música:



“Somos os filhos da revolução, somos burgueses sem religião, somos o futuro da nação... Geração Coca-Cola...”



Meu amigo... analise a situação comigo, se nós, estudantes, somos realmente o futuro da nação, acho melhor começarmos a pensar com mais calma no nosso presente, para que não cometamos mais os mesmos erros do passado. Falo inclusive por mim mesmo, ora vir à um jornal expor minhas opiniões sem me identificar, também sou culpado, pois me escondo atrás da cortina do anonimato para apontar falhas tão visíveis no sistema de ensino primário, para citar os maus exemplos e a desculturização dos alunos, mas eu repasso a culpa à estes maus exemplos que tive, é o princípio de Talião: “olho por olho, dente por dente”, também aprendi isto na escola.

Já dizia Pitágoras: “educai as crianças para que não seja necessário punir os adultos mais tarde”, muito se pode ensinar as crianças nos primeiros anos da escola. Valores morais e éticos que não são alcançados até o final do próprio ensino médio, quando, as já não mais crianças, chegam cheias de dúvidas de boa conduta adquiridas no decorrer do seu processo de aprendizagem. E de fato, essas dúvidas são traidoras e fazem perder o que, com frequência, se poderia ganhar, por simples medo de arriscar. Se eu não tivesse tido a atitude que tive, talvez nunca tivesse posto em discussão este ponto que estamos errando, mesmo tendo minhas palavras atingido uma pequena cota de professores, creio ter sido um ganho muitos destes professores terem mudado de atitudes em sala de aula, e creio que cada um sabe do que eu estou falando.

Não sei se a ideia que o compositor da banda citada quis nos passar é a mesma que eu estou tentando explicar. Mas, de alguma forma ou de outra, cada pessoa acaba entendendo aquilo que seus ouvidos foram treinados para escutar. Da mesma forma como algumas pessoas se sentiram ofendidas com minhas palavras. Mas peço desculpas, desculpas aqueles profissionais que realmente desempenham sua função e não se preocupam única e exclusivamente com seus salários relativamente insuficientes final do mês, mas sim, que se preocupam em formar futuros seres humanos pensantes, capazes de reformular esta situação.





“Nada pode ser politicamente certo se for moralmente errado”(Daniel O Connel)
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui