Usina de Letras
Usina de Letras
115 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62231 )

Cartas ( 21334)

Contos (13263)

Cordel (10450)

Cronicas (22537)

Discursos (3239)

Ensaios - (10367)

Erótico (13570)

Frases (50628)

Humor (20031)

Infantil (5434)

Infanto Juvenil (4768)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140805)

Redação (3306)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6190)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
cronicas-->De peixes e filósofos -- 01/07/2003 - 17:22 (Hamilton de Lima e Souza) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Cavoucando textos pela Internet encontrei um site interessante, o criticanarede.com, onde filosofia é o prato principal. Serve como estímulo para os principiantes, já que passa algumas linhas sobre o pensamento dos principais filósofos, demonstrando também que nós, simples mortais, dizemos tantas ou até menos besteiras do que nossos ancestrais mais respeitados.
Um dos trechos mais interessantes diz respeito a Epicuro(342-270) e seus seguidores, "que defendiam que o nosso Fim era o prazer, consistindo este na satisfação dos desejos, o que era um bom começo. Mas depois deram a volta às coisas, afirmando que isto não significava que ter muito prazer era uma coisa boa; pelo contrário, uma pessoa devia limitar o número dos seus desejos, para que assim não acabasse por ficar com muitos desejos por satisfazer".
Continua o texto, muito profundo, afirmando que "por prazer entendemos a ausência de dor física e mental. Não se trata de beber, nem de festas orgiásticas, nem da satisfação com mulheres, rapazes ou peixe". (Extraído de Carta a Menécio)
Bem, confesso que não sabia que os "homens sábios da antiga Grécia" tinham costumes tão estranhos. Ainda acho mais normal uma conversa entre as vizinhas preguiçosas depois do almoço questionando se vai chover ou não. Imaginar um bando de homens doidos falando das utilidades hedonistas de um peixe é um pouco confuso.
Talvez por falta de jornais, televisões e Internet naquele tempo tivessem que recorrer a estas coisas tão diferentes.
Mas Epicuro e seus "amigos do peixe" não são os únicos a brilhar na constelação dos filósofos. Há uma frase atribuída ao famoso Aristóteles que também vale registrar.
"Uma linha de abordagem muito mais segura consiste em depreciar moderadamente os aspectos mais caricatos da Biologia de Aristóteles, dos quais o seguinte argumento sobre a estrutura dos genitais das cobras é um exemplo: as cobras não têm pênis porque não têm pernas; e não têm testículos por serem tão compridas. (De Generatione Animalum)"
Como o pobre e comum leitor pode ver, pérolas a humanidade produz há tempos, e nem os nomes mais famosos escapam de pensamentos tortuosos. Em todo caso, não custa ler um pouco mais sobre nossos ícones. Quem sabe isto ajude a aumentar nossa auto estima.
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui