O espetáculo do crescimento
Athos Ronaldo Miralha da Cunha
Ao afirmar que o mês de julho será marcado pelo crescimento económico o presidente foi categórico e enfático. Lula proferiu essas palavras com tesão dos vitoriosos. Há vibração nos gestos e maestria no olhar. Percebemos que o presidente quer o melhor para o país por isso teceu a frase "O espetáculo do crescimento". Essas palavras sintetizam o grau de otimismo de Lula.
E todos nós queremos esse crescimento e não precisa ser um espetáculo pirotécnico digno dos finais de ano em Copacabana. Basta que seja um desenvolvimento com geração de trabalho e renda. E que ponha um horizonte de esperança nos olhos desse povo tão sofrido.
A frase dita pelo presidente está embutida de otimismo e desejosa de vitória. Espetáculo do crescimento é algo pra frente, rígido e vistoso. E nós esperamos esse crescimento com ansiedade e torcida, porque também queremos o melhor para esse país.
Entretanto, sempre há os pessimistas de plantão.
Existe algo mais broxante para economia do que a Fiesp vir a público dizer que o crescimento económico se dará apenas em 2004? Que coisa mais inconveniente!
Um pessimismo de impotentes, invejosos e negativistas. Uma total falta de auto-estima. O Brasil precisa de crescimento. E de espetáculos económicos e de democracia. O Brasil precisa de homens e mulheres que façam do seu cotidiano um espetáculo. O país precisa de atitudes que elevam o moral da nação.
Não sou um bon-vivant. E passo longe de ser um Dom Juan. Mas crescimento, com ou sem espetáculo é necessário. Até para mantermos uma convivência harmoniosa no nosso habitat.
Não há necessidade de show. Basta fazer o trivial e o esperado. Como casais que se amam, por exemplo. Uma garrafa de vinho tinto da serra gaúcha, ajuda muito nesse "desempenho económico". Podemos acrescentar a penumbra ambiente e uma música romàntica. Ainda mais, um friozinho de renguear cusco e o aconchego de uma cabana e cobertores de lã diante de uma lareira. Pronto! Temos todos os ingredientes para o crescimento, que até pode ser com espetáculo.
- Veja querida! O espetáculo do crescimento!!
- Que espetáculo amor!! Que espetáculo amor!!
Os furúnculos de Marx
Que loucura Jorge!!
O traseiro de Gisele BundCHEn
Os agachados
|