Usina de Letras
Usina de Letras
134 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62239 )

Cartas ( 21334)

Contos (13264)

Cordel (10450)

Cronicas (22537)

Discursos (3239)

Ensaios - (10368)

Erótico (13570)

Frases (50636)

Humor (20031)

Infantil (5436)

Infanto Juvenil (4769)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140810)

Redação (3307)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6194)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Roteiro_de_Filme_ou_Novela-->O Conselheiro dos Sonhos(Livro) - PARTE - I -- 24/08/2006 - 13:43 (José Antônio de Sá) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Caso queira adquirir a publicação impressa favor enviar e-mail para: jantoniosa@uol.com.br
Todos os direitos de: José Antônio de Sá-Registro BN N. 333.617


O CONSELHEIRO DOS SONHOS

UM ROMANCE DE AUTO-AJUDA


DE ONDE QUER QUE VOCÊ ESTEJA PODERÁ REALIZAR SEUS SONHOS. SÓ LHE RESTA ESTAR PREPARADO PARA TAL TAREFA.




PREFÁCIO

O CONSELHEIRO DOS SONHOS

Convidada por José Antônio de Sá para prefaciar o seu O Conselheiro dos Sonhos, senti-me lisonjeada e feliz pela honra.
O Conselheiro dos Sonhos certamente ultrapassará as fronteiras do Piauí, alcançará o mundo por onde as pessoas de sensibilidade e que buscam suas verdades estiverem habitando.
Quando me sentei para ler, pela primeira vez, seu conteúdo, de imediato me encantei. Constatei que está escrito com muita propriedade, com muita segurança e conhecimentos das verdades divinas.
É um livro de auto-ajuda, mas escrito de uma forma romanceada que nos enleva e nos envolve. Não conseguimos nos deter. Não conseguimos interromper a leitura. Queremos mais. Queremos continuar. Queremos conhecer o desfecho. Queremos participar do romance puro entre Tereza e José.
O autor recorreu à narrativa na terceira pessoa, usando um linguajar simples, sem rebuscados, ao alcance de todos, porque esta é a sua meta: que todos quantos tiverem a felicidade de ler esta obra possam facilmente compreender a mensagem que nela está inserida.

Todos sonhamos. Todos buscamos algo. Alcançar os nossos sonhos, os nossos ideais é inerente ao ser humano e, com os sonhos, vem o desejo de realiza-los.

Muitas vezes perdemos oportunidades. Muitas vezes deixamos os nossos sonhos fugirem. O medo, o desconhecimento do nosso potencial, nos fazem retroceder muitas vezes, e perdemos a hora.
José Antônio de Sá, com sua sabedoria, coloca nas palavras de seus personagens o caminho para que alcancemos nossas metas. São ensinamentos essenciais. São ensinamentos a que o leitor deverá se ater cuidadosamente para assimilar e aplicar em sua vida.
A meditação que leva ao encontro de si mesmo, da verdade interior na clareza e identificação dos ideais, é de suma importância. E o Rapaz, nosso protagonista, se isolou no alto e no silêncio da montanha em busca da sua verdade. E a encontrou. E voltou ao mundo social. E se fez feliz.
Todo o ser humano tem o sonho de amar e de ser amado. Nem todos conseguem encontrar sua alma gêmea. Muitos se perdem n os meandros das paixões, mas o que o Rapaz buscava não era um a mera aventura amorosa, uma efêmera paixão. O Rapaz buscava o amor maior no seu ideal de mulher, encontrado em Tereza que, como ele, também sabia sobre o amor maior.
O Conselheiro dos Sonhos, estou certa, tem em suas páginas a chave da realização de cada um dos seus leitores, seja no campo profissional, sentimental, prático, místico, etc.
Parabenizo o autor desta preciosa obra por tão grande inspiração, pela luz divina que sobre suas palavras sábias nos ofereceu.
Continue sua viagem, José Antônio. Continue e alce vôos cada vez mais altos através da literatura.

Todos o respeito de Waldyres Pires Ferreira. ( Membro da Academia de Letras de Cachoeira de Macacu formada em Português-Literaturae Psicologia, pela UERJ)



NOTA DO AUTOR


Certa vez, despertei de um sono tranqüilo no qual tive um sonho. Um sonho que me trouxe uma grande curiosidade. Foi ai que criei a coragem de reagir sobre tantos obstáculos, pois muitas das pessoas que até hoje conheço jamais penetraram em tão bela verdade. Elas não acreditavam. Foi assim que descobri o quanto nossos sonhos podem se tornar realidade. Se realmente existisse uma maneira de eu mostrar a todas elas tudo isso, da mais veloz maneira, seria muito mais fácil de receber a confiança de todas estas pessoas, mas acontece que não estou procurando isso. Estou é procurando descobrir cada vez mais sobre os sonhos. E até este ponto consegui penetrar em tão profunda escala de conhecimentos pois, a meu ver, passei por dolorosas noites seguidas de tanto pensar, mas além dos sonhos, tive a sorte de descobrir, em primeiro lugar, que tudo se realiza com o coração, e é dele que vem tudo aquilo que é dito como o despertar de todas as nossas forças e conhecimentos. Nestas páginas, que tratam de um pequeno romance de auto-ajuda, mostro um pouco de tudo aquilo que o coração consegue atingir e planejar. Da mais simples maneira nas tarefas para conseguirmos realizar nossos sonhos. Não que eu queira dizer que esteja falando de milagres, pois os sonhos, quando realizados, jamais se tratam de milagres, visto que, para tudo que sonhamos, existe sempre uma luta e, ao longo dela encontram-se suas leis, e é destas leis que muito neste livro se encontra mostrando a história de um rapaz que descobriu como se realizam os sonhos. Procuro mostrar a você esta verdade que na maioria das vezes todos nós, ao passar da noite, deparamos com aquilo que muito gostaríamos que se tornasse realidade. E isso, se depender de você mesmo, também conseguirá realizar seus tão esperados momentos de alegria, felicidade, segurança e tudo o que mais sonhar.




José Antônio de Sá








I - Parte


Do alto da montanha um Rapaz pensava:

- Entre tantas coisas eu faço minha escolha, e entre tantos sonhos um eu tento realizar.

- Mas para isso você precisa mudar. O Rapaz ouviu estas palavras e, assustado, olhou para trás e deparou com um velho de longas barbas.

– E só depende de você para fazer essa mudança, continuou o velho. E essa mudança é que lhe trará tudo aquilo que você conseguiu amar, pois os sonhos de amor são os que se tornam reais, e esses sonhos são compreendidos pela mão que domina o mundo, e essa mão sabe o que lhe pertence e o que não lhe pertence, e também sabe o quanto você pode ser feliz. E quando você sentir que sua felicidade está presente, procure viver desta maneira que a você foi enviada, mas não pense que terá que viver com suas mãos abertas para tudo nela cair. Para tudo que queremos teremos que passar por longas tarefas que são os testes de nossa resistência e conhecimento, e nestes testes cabe a você usar toda sua força e inteligência, porque neles você pode passar por surpresas desagradáveis, e isso lhe servirá para prepará-lo para defender-se de tudo de desagrado que aparecer durante o percurso dos caminhos para executar cada tarefa a ser cumprida e conquistada.

- Quem é o senhor? Perguntou o Rapaz.

- Sou um velho como todos os outros, mas a diferença que me faz de muitos deles é que eu consegui alcançar o objetivo de minha vida. Alcancei o que sempre sonhara alcançar e, com tudo o que tenho posso viver de todas as maneiras honestas que neste mundo é permitido. E como todos, temos nossos prazeres. A essa maneira de viver eu escolhi, pois meu coração se apaixonou, e quando o coração se apaixona por algo todo esse amor domina o nosso corpo. Outros conseguiram alcançar o que sonharam, e hoje vivem também com o que seus corações se apaixonaram. Uns encontraram a liberdade sonhada, outros encontraram sua amada, e muitos outros vivem felizes porque conseguiram realizar os sonhos pelos quais seus corações se apaixonaram. Esse é o verdadeiro segredo da vida, que é encontrar o que lhe pertence.

- Não entendo como o senhor me achou e por que veio a mim, questionou o Rapaz.

- Como eu já lhe disse, escolhi minha maneira de viver, e nela existe tudo aquilo que tenho prazer em fazer, e entre tantas coisas tenho o prazer em ajudar aos outros encontrarem o que procuram. Essa foi a tarefa que escolhi, e a ela tento dominar passando conselhos para aqueles que precisam. Fazendo isto meu coração se enche mais de amor, e com todo esse amor eu mais descubro sobre os segredos que até o momento não atingi no sonhado destino, pois o saber é infinito, e o que me mantém feliz neste mundo é descobrir mais ainda a respeito de tudo aquilo onde o amor esteja presente, visto que o meu coração é muito curioso sobre tudo que falamos da paz de viver e amar. E aqui estou eu presente para você, porque você procura o que lhe pertence, e ainda não achou, e vim dar conselhos para que com eles consiga encontrar o que procura. Mas tudo depende unicamente do seu empenho, porque a vontade é sua, e só você para ordená-la ir alcançar essa verdade.

- Eu só quero realizar um sonho, disse o Rapaz.

- Mas para isso você precisa aprender como os sonhos se realizam, disse o velho. E continuou:
- Cada sonho tem seu destino, e o destino de uma vida é a segurança que todos sonhamos em ter. Para se ter uma segurança precisa tem que ser planejada, e quando se planeja algo é preciso antes de tudo saber o que se está planejando. E para isso é que existe o saber, pois no saber é onde você encontra tudo o que procura para solucionar os seus problemas. É este saber que lhe dá forças para criar a coragem de agir sobre tudo aquilo que você planejou. É ele que lhe ensina a criar, fazer, descobrir, ser feliz, saber amar, e tudo o que é belo. Só assim você conseguirá realizar seus sonhos, porque os sonhos só são realizados com o saber daquilo que a ele pertence. Para tudo existe um segredo, e o domínio de uma coisa é quando você consegue decifrar os segredos daquilo que você sonha.

O Rapaz pensou: Quem é este senhor que conseguiu ler meus pensamentos e me dar conselhos sobre a vida? Quem é este senhor que com tão belas palavras me faz sentir confiante em realizar meus sonhos? E quem é ele para me dar conselhos no momento em que destes conselhos eu tanto preciso? Momentos como estes são criados pela esperança. O que importa é que estou mais confiante. Entendi que os sonhos são possíveis de se tornarem realidades. E também entendi que os sonhos são realizados com a nossa presença durante a luta para realizá-los. Eis um grande segredo dos sonhos. E pediu ao velho:

- Ensine-me a realizar meu sonho?

- Apenas lhe ensinarei como os sonhos se realizam. Quanto a realizar os seus depende de você mesmo. E você precisa aprender coisas que poucos entendem, como o porquê de nossa existência e a razão de que precisamos ter saúde e segurança para seguir a procura do mundo real dos nossos sonhos. Esse mundo é o esforço que por mais duro que seja teremos a obrigação de superá-lo para alcançar o que a nós pertence, e muito do que foi criado está ao alcance de todos nós, só que para alcançá-lo é necessário ter confiança em si mesmo e saber que precisa fazer todo esforço para superar os obstáculos que o impeçam de conseguir encontrar o seu tesouro. Esse tesouro é o seu sonho. E fique sabendo que a segurança da vida é o maior de todos os tesouros, e esse tesouro se encontra bem escondido à sua espera. Mais adiante lhe falarei deste tesouro. Antes você precisa conhecer melhor você mesmo. Precisa descobrir porque você desistiu de terminar aquilo a que deu inicio e nunca foi terminado. Precisa aprender também porque deixou de confiar em você quando tinha sonhado e planejado tal sonho, sonho que nunca chegou a se tornar realidade. E o mais importante você precisa saber: não se pode viver só de sonhos. Assim, aprenda antes de tudo, que precisa criar mais coragem e realizar seus sonhos. Para tudo isso, converse mais com você mesmo e faça uma certa amizade com o seu coração.


- E vou lhe dizer algo sobre o amor, disse mais uma vez o velho ao Rapaz. E continuou:
- Procure fazer as coisas com amor. O amor é como nossos sonhos, nossos sonhos belos e de paz. São eles que nós ensinam a fazer o bem. O amor é tudo o que seu coração quer lhe dizer e o que todos esperamos ter, mas para isso precisamos da paz, e para se conseguir a paz é preciso lutar, e é lutando que se consegue o que se quer. Não esqueça que nada é fácil, mesmo aquilo que você acha que seja muito simples de ser feito. Entenda que o saber é infinito, da mesma maneira que a perfeição também o é. A cada dia se descobre mais coisas sobre outras tantas coisas. É como um labirinto onde cada um de seus caminhos é um destino, e ao percorrê-los novos destinos se seguem. Cada destino é uma vida, e a vida é a beleza em que vivemos, desfrutando daquilo que sonhamos e realizamos.
- A vida é misteriosa, disse o Rapaz.

-Sim, é misteriosa, mas o mistério se encontra escondido em cada um de nós, disse o velho, e continuou:
– Procure conhecer melhor você mesmo. Fale com você sobre a beleza que seus olhos vêem. Fale com você sobre o que seu coração sente em cada momento de dor. Fale com você sobre as coisas que lhe atormenta. E fale também sobre as coisas que lhe pertencem. Conheça melhor seu amor, sua traição, sua felicidade, sua tristeza... Descubra-se, nem que seja só para você, mas não esqueça jamais o amor, pois é ele que lhe trará aquilo que muito você sonha em ter, e como vem de seu coração, trate-o com todo o respeito, sinta suas dores, e compreenda cada uma delas.

- Mas eu não sei fazer todas estas coisas. Sou apenas um pobre e infeliz, disse o Rapaz.
-Como disse, um pobre e infeliz, disse o velho, e continuou:
-A infelicidade e a pobreza são como todas as coisas, e todas as coisas são criações, e uma criação é o início. É como se você acabasse de nascer e aprendesse a engatinhar, falar...Assim, sinta o que lhe acontece neste momento. Sua felicidade está solta, mas sua força de vontade esta presa. Sua pobreza é enorme porque você quer. Lute para que seus belos sonhos se tornem realidade. Lute, apenas lute. Procure superar sua fraqueza. Percorra os caminhos da vida, pois eles são como o Dom, e o Dom é tudo o que a mão que domina o mundo pôs ao nosso alcance. Não precisa alcançar tudo o que sonhar, pois tantos sonhos podem ser o limite. E não se precisa de tanto para se ser feliz. Aprende-se a viver do pouco que se tem, e esse pouco não é tão pouco. É um grande tesouro. É o maior de todos os tesouros. É A FELICIDADE, A HONESTIDADE, A PAZ, O AMOR, e todas as coisas belas. Ter mais do que não se pode é o inicio da destruição, visto que toda riqueza do mundo é a mesma. Pode-se querer mais por prazer, mas jamais por amor. Pode-se fazer uma aventura, uma batalha, ou subir uma montanha para alcançar o ouro que lá em cima se encontra. E ao descer, mais riquezas terá. São leis da vida. São limpas e aventureiras, e que só se consegue com o saber das coisas, e todas elas são entendidas por seu coração. É necessário que você fale muito com você, com o seu coração.

- Como o senhor falou que nada é fácil, então como conseguirei comunicar-me comigo mesmo? Não acho tão simples, pois sou único, disse o Rapaz.

- Você é único. Então a única pessoa que conhece melhor você é você mesmo. Você entende o que você pensa e faz. Mesmo os seus erros são reconhecidos e corrigidos pelo seu saber. E como já lhe disse que o saber é infinito não acredite em uma única resposta para todas as coisas, porque a perfeição também é infinita. Apenas responda às perguntas que faz para si mesmo, e para respondê-las precisa ter muita paciência. Procure em seus pensamentos e teste-as com seu coração. Sei que não é tão simples, mas com o passar do tempo você se acostuma. Seja mais sincero com você. Esqueça seus pensamentos negativos. Olhe para você no espelho e veja como sua aparência está em dúvida consigo. Destrua os sonhos que não conseguir amar, pois não se deve viver de todas as coisas que pensar e sonhar. Faça uma coisa por vez, tenha paciência. Nunca é tarde para nada, mas sempre procure escolher o que seu coração sentir e se apaixonar, pois só assim seu coração ficará cheio de amor.
O Rapaz ouviu as palavras do velho e pensou: É verdade, eu sinto, é verdade. A vida é o início de todas as coisas. Ela existe para criar o amor, a felicidade e todas as coisas belas. Ela, a vida, somos nós, nossos corações. Nossos corações e que nos comportam. É o nosso coração que nos ensina a ter forças para vencer batalhas, pular muralhas e conseguir realizar nossos sonhos. Somos perfeitos, e essa nossa perfeição é o nosso tesouro, e se encontra parte por parte escondida em um enorme labirinto onde cada um de seus caminhos é uma batalha para ser percorrida, realizada e vencida. E a cada vitória grande conhecimento terá. É como a faculdade de todas as coisas. A faculdade infinita. A faculdade criada pela mão que domina o mundo mais conhecida como caminhos sagrados e suas leis, onde ao penetrar nessas leis estaremos lutando por uma vida de paz. Sempre haverá aquela luta, pois um labirinto tem muitos caminhos. Pode-se passar toda a vida percorrendo-os a procura de seu tesouro, mas esse é o sentido da vida, pois o verdadeiro sentido da vida é a luta, a procura, a busca.







Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui