Usina de Letras
Usina de Letras
141 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62220 )

Cartas ( 21334)

Contos (13263)

Cordel (10450)

Cronicas (22535)

Discursos (3238)

Ensaios - (10363)

Erótico (13569)

Frases (50616)

Humor (20031)

Infantil (5431)

Infanto Juvenil (4767)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140801)

Redação (3305)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6189)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
cronicas-->O RECIFE E SUAS INTERCORRÊNCIAS -- 12/07/2003 - 04:45 (Carlos Jatobá) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos

O RECIFE E SUAS INTERCORRÊNCIAS


   por Carlos Jatobá


Iniciei a escrever, de oitiva, nas oitavas que precedem a páscoa do segundo ano da graça do terceiro milênio.


De uma feita: Escrevia. Parava. Escrevia. Parava. Quando me dei por conta, o Recife estava naquele nasce-não-nasce das alvoradas de agosto, onde - em suas versões subtropicais - o inverno se foi e a primavera ainda não chegou.


De outra feita: Deparava-me, lá pelas horas de véspera, com o encontro das águas dos rios Capibaribe e Beberibe parecendo-me um só corpo, uma só alma, visto não haver como distinguir um do outro no emaranhado de suas intercorrências.


Diante desse cenário, senti-me - premido pelas circunstàncias - nomeado escritor ad hoc para retratar meus sentimentos pela cidade onde nasci. Sem ressaibos de terminologia filosófica ou estrangeira e com a simplicidade daquele que fala, reproduz e repete lógica e gramaticalmente. Porém, adicionando-lhe a sagacidade daquele que sente, cria e recria alógica e agramaticalmente; ultrapassando as limitações naturais coadjuvadas pelo lapsus calami.


Apesar de não ter a opulência verbal de um Rui Barbosa, nem o aticismo de um Machado de Assis; tenho a vontade de escrever, uma idéia sufocada por um aluvião de outras tantas que me vem à mente. Contudo, cuidando-me para que tal não soe tão falsamente quanto a célebre "pergunta": - Sabe com quem está falando?


Contudo, esta peça é fruto de um esforço modesto e indefectível. Não adepto de uma modernidade literária que nos impinge figuras como: "homens histéricos e mulheres de saco-cheio". Ausentes de fogo e de estro, próprios de uma literatura de soslaio. Donde é muito comum ver e raro observar.


Porém, mais do que o Pessoa que tinha o rio de sua aldeia, tenho eu os rios de minha cidade: Capibaribe e Beberibe, para debruçar-lhes a pena.


 


 


Copyright © 2001-2003 by CARLOS JATOBÁ.
Todos os direitos reservados por lei.

Proibida a reprodução total ou parcial deste sítio, salvo com permissão do autor.
LEI Nº 9.609/98 - PROTEÇÃO DA PROPRIEDADE INTELECTUAL

 e LEI Nº 9.610/98 - DIREITOS AUTORAIS.



 



 


  voltar



Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui